Mensagens de Inês de Castro

11 mar

Ramacciotti Caio (organizador)
Xavier, Francisco Cândido (autor)
Inês de Castro (Espírito)

Romance – 232 págs. 14x21cm
Geem – Livro – Espírita – Cód. 14075

             Não precisa ser espírita como eu, para achar um romance lindo, não precisa ser espírita, para se apaixonar e se emocionar. Um dos livros mais lindos, talvez o único com um amor de verdade, aquele de almas gêmeas, puro.

 Relatos de reencarnações de personagens da história portuguesa e brasileira, por meio de mensagens ditadas por Inês de Castro a Chico Xavier, guardadas por quase 30 anos e ora organizadas por Caio Ramacciotti, a quem o médium confiou os textos. Uma sucessão de fatos no início de 2006 desencadeou a organização da obra. As revelações contidas uma vez mais enobrecem o mediunato de Chico Xavier.

             Eu estava na praia, com duas crianças mimadas, minha mãe e um apartamento sem TV, chovia toda a tarde e eu já tinha lido todo o meu estoque de livros (sim, isto é um item altamente necessário para todo o amante de livros) , quando eu estava a ponto de explodir, no sentido de enfiar a faca de pão no tórax magrelo e ossudo do seu primo, minha mãe decidiu comprar livros pra mim, então eu vi um sebo que tinha em uma galeria, lá perto do ”apê” aonde a gente tinha ficado. Até ai, tudo bem, mas todo o dia que eu ia lá, o bendito sebo estava fechado, uma quarta feira, eu passei lá na frente e vi que estava aberto. Fiquei em dúvida entre os livros que ia levar, até meus olhos bateram no ‘’Mensagens de Inês de Castro’’ e eu soube que devia levar esse livro.

`          Primeiro por que eu já estava namorando ele há muito tempo. Uma professora que não merece ter seu nome citado pediu um trabalho em que nós, pobres mortais com apenas um diploma de ensino médio. O bendito trabalho consistia em um roteiro para a gravação de um vídeo, em que aparecessem textos das escolas literárias que iam do Trovadorismo até o Arcadismo. Não vou por esse vídeo no Youtube, pelo contrario é algo que necessita urgentemente ser apagado da minha memória recente!

            Maaaaas enquanto eu estudava o Humanismo e a crônica humanista de Fernão Lopes (viu como eu não posso dizer que o vídeo foi totalmente inútil?), eu li uma crônica em que ele contava a história de D. Pedro I de Portugal. A história, segundo as LINDAS letras de Amanda Ariela é a seguinte:

 

‘’ O D. Pedro se casou com Constança, essa Constança tinha uma dama de companhia muitooo bonita, que se chamava Inês de Castro, aos poucos o rei foi se apaixonando por Inês, até que um dia, no parto (se eu não me engano), Constança morreu.

            Ai, D.Pedro e Inês estavam livres para ser felizes para sempre, em um castelo como nós tanto lemos nos contos de fada, certo? Errado, o rei era extremamente contra o casamento de D.Pedro com Inês. Inês era filha de castelhanos e seus irmãos possuíam forte influencia em Castela, o rei, com medo dessas influencia tentou diversas vezes afastar ela e Pedro, mas nada funcionava!

            Então, um dia, quando D.Pedro havia saído para caçar, os guardas reais  invadiram a casa do casal de pombinhos, e levaram Inês a forca, reza a lenda que decapitaram a moca na frente de seus filhos, e tudo isso por interesse político.

            Óbvio que D.Pedro ficou irado, quem não ficaria? Então, ele obteve meios de provar que havia se casado com Inês antes dela morrer, e quando foi coroado rei de Portugal, corou ela como sua rainha. Reza a lenda, que quando D.Pedro mandou transferir os restos mortais de Inês, de uma cova qualquer para o mosteiro de Alcobaça (onde até hoje estão os dela,e os de D.Pedro, juntos um do lado do outro), de que o rei, havia feito a cerimônia do beija Mao,onde os nobres se ajoelhavam na frente da rainha(nesse caso, do corpo da rainha) e beijavam a sua Mao.

Depois disso, D.Pedro mandou extraditar os homens que haviam matado Inês. E segundo a crônica de Fernão Lopes, mandou matá-los, um com coração retirado pelo peito, e o outro com o coração retirado pelas costas. Eram três assassinos na verdade, mas o terceiro fugiu e se eu não me engano, anos mais tarde, D.Pedro concedeu o perdão a este assassino!’’

 

            Falando assim, parece uma historia esquisita, nojenta, mas acreditem em mim, não é. O livro conta a história de D. Pedro e de Inês, segundo os fatos históricos registrados na época. Mas também, mostra trechos de mensagens, ou mensagens completas que Chico Xavier psicografou, essas mensagens eram mensagens de Inês para D.Pedro, na época da história( 13…)

            Não vou falar que é um livro fácil de ser lido, você fica com um nó na garganta, engole em seco e se emociona. Além disso, ele contém certos tópicos que são difíceis de ser compreendidos , até mesmo para um espírita praticante!

            De verdade, eu ODEIO chorar, sei que é uma maneira de me expressar, de me soltar e de liberar o que eu estou sentindo, mas eu não gosto, além de ficar absurdamente feia enquanto choro. Então se algum dia você me ver chorando, saiba que o ‘’baguiú’’ é forte, e que eu não pude conter minha emoção.

            Segurei durante o livro todo( eu estava tão desesperada e envolvida pela historia, que terminei o livro em quatro horas, e acabei mais queimada na parte da frente, do que na de trás). Mas quando cheguei na parte dos poemas que Inês havia escrito para D.Pedro, não consigo, abri o berreiro, na areia da praia mesmo, nem me importei! Sério  gente, chorei de soluçar, de tanta pureza e de tanto amor expressos naquelas palavras! Me  lembro de que naquela noite, dormi que nem um bebe, em uma paz, digamos que celestial.

 Pra ilustrar o livro, nada melhor do que colocar aqui, o poema mais lindo que eu já li em toda a minha vida:

 Amado rei,
Um dia,
Fosse pela verdade ou pela fantasia,
Procurei sobre a terra
Onde haveria de encontrar
O poema de amor, o mais terno e o mais lindo,
O poema de Luz que me pudesse dar
A notícia de Deus na grandeza da vida.

Procurei a açucena por ser flor
De aroma estranho e raro,
E ela disse não ter para ofertar
Semelhante poema
De grandeza suprema
Porque, na essência, unicamente era
Um enfeite gentil da primavera.

Pedi ao sol esse tesouro,
Mas jorrando os fotônios que produz,
Disse o sol balançando os cachos de ouro
Que somente podia oferecer
Poemas de calor, de alegria e de luz. 

Roguei à fonte que me desse
Algum desses poemas imortais,
Mas a fonte me disse que podia
Afastar-me da sede e nada mais.

Pedi à brisa me envolvesse o anseio
Nesse poema assim profundo,
E a brisa respondeu, alígera e singela,
Que Deus unicamente dera a ela
O poder de acalmar o calor do verão,
Quando o verão quisesse incendiar o mundo. 

Então sob a fadiga da procura
Na longa caminhada
Dormi na própria estrada
E cheguei a sonhar
Que vinhas do mais Alto,
De longe, muito longe,
Da imensidão celeste. 

E me trouxeste, oh! Soberano Amado,
O excelso poema inexplicado.
Nada disseste pelo verbo humano,
Mas me entregaste, amado soberano,
O poema divino em versos dos mais sábios,
Na esplendente nudez dos próprios lábios.

Então senti, precipitadamente,

Que o poema esperado
Estava todo escrito em vibrações sublimes,
Em altas vibrações,
E eu para entendê-las
Fazia inesperadamente em mim
Um alfabeto de estrelas.

E compreendi, amado rei,
Que o poema aguardado
Era feito de luz, vida e canção
E que somente existe para mim
Por força eterna da Divina Lei,
Na luz do vosso amado coração

2 Respostas to “Mensagens de Inês de Castro”

  1. Caio Ramacciotti 2012/08/14 às 1:49 pm #

    Cara ‘garota do casaco roxo’. Gostaria de saber seu nome e e-mail para um novo contato. Agradeço de coração suas palavras sobre o livro Mensagens de Inês de Castro. Li-as apenas agora, pois minha filha enviou-me a notícia de seu texto há 10 minutos apenas. Comoveram-me muito suas observações tão carinhosas. A profundidade de sua análise é algo digno de menção.
    Gostaria de enviar-lhe um exemplar da 21ª edição, já com 320 páginas e enriquecida com capa, textos e fotos.
    Com o abraço reconhecido,
    Caio Ramacciotti

    • Amanda Ariela 2012/08/14 às 6:16 pm #

      Olá Caio!

      Fico MUITO feliz em saber que você gostou da minha resenha. Quando não gostamos de algo, a primeira coisa que fazemos é criticar e falar mal dela. Acho essa regra válida também para quando gosto de algo, e o livro que você organizou é realmente muito bom!

      Meu nome é Amanda Ariela, e um email para contato seria o amandariela@hotmail.com ! Fico realmente feliz em saber e em ler suas palavras, animaram meu dia!

      Abraços,
      Amanda!

Deixe uma resposta

