Bones, Kathy Reichs e Segunda feira de luto!

18 mar

            Sim, eu leio seus pensamentos! Você já viu Bones, já ficou abismado com a doutora Brennan e sua inteligência absurda, amou os cachinhos de Hodgins, a criatividade de Angela, a fofura de Zach , amou/babou vendo o Booth, e as vezes acha o Sweets irritante.

            Sim, eu adivinhei não? Hehehehe. Enfim , Bones é uma da séries atuais mais queridas e com maior audiência dos EUA, com roteiros escritos por Hart Hanson diz para mim, que série não seria boa?

            O que a maioria das pessoas não sabe, é que a Dr. Brennan e a série, foram ambos baseados em uma série de livros escritos por Dr. Kathy Reichs que é simplesmente a melhor, melhor, melhor,melhor Antropóloga Forense*do mundo (algumas vezes, os roteiros da série sao assinados por ela)!

Com o mesmo currículo e as mesmas experiências que ela não existe ninguém! Foi ela que identificou a maior parte dos corpos encontrados no ‘Ground Zero’’ do World Trade Center, além de ter identificado grupos de ossos de soldados da primeira guerra mundial e de ter trabalhado em inúmeros casos de repercussao mundial! Ela não é demais? Quero ser como ela quando eu crescer! Mimimimi

             Na série, como uma forma de ‘’homenagear’’ nossa querida doutora, Temperance Brennan  escreve livros cuja personagem principal (também uma antropóloga forense poderosa) se chama Kathy Reichs! Baita intertextualidade, né?

            Segunda Feira de Luto, foi um dos livros de Kathy Reichs que foram lançados aqui no Brasil. Mas, infelizmente não é o primeiro, o que causa um pouco de dificuldades no entendimento, ainda mais quando o texto faz referencia a algum fato passado! 

UPDATE: Reecentemente lançaram mais dois livros escritos pela Dr. Kathy Reichs. Um deles se chama justamente ”Ossos”.

Sinopse:

Tres adolescentes enterradas no porao de uma pizzaria: o crime. Uma segunda-feira de inverno rigoroso na charmosa Montreal: o cenario. O fio condutor: a intuicao de uma experiente antropologa forense, Temperance Brennan.

            Embora os indícios apontem que as mortes ocorreram em um passado remoto, o faro de Temperance lhe diz que a vida das três jovens foi tirada há pouco tempo. E mais: ela tem a nítida sensação de que o criminoso pode ainda estar a solta e ,portanto, desvendar os crimes pode impedir que outros aconteçam.

            Porém, para prosseguir com a investigação, ela terá de convencer o detetive Claudel, um homem inflexível e preconceituoso que se recusa a continuar no caso sem evidencias  concretas.

            Obstinada, a antropóloga sai em busca de provas por conta própria. Mas esse não é seu único problema .Sua melhor amiga , Anne, esta em crise e precisa de sua ajuda. O Detetive Ryan, o mais novo amante de Temperance, anda mais misterioso que o de costume. E o que era para ser apenas uma segunda feira conturbada se torna o inicio de uma caçada feroz, na qual a próxima vitima pode ser Temperance.

Sabe aquele livro de mistério que é pra ser lido num dia frio, com muita nevoa, debaixo dos cobertores, com um gato aos seus pés, e uma xícara de chocolate quente?  Então, esse livro, é nesse estilo! 

Os personagens são bem construídos e a atmosfera é MUITO legal, não chega a dar medo (até porque eu tenho PAVOR de livros de terror), mas te deixa com aquela pulga atrás da orelha ”e agora? o que vai acontecer?”.

Claudel, um dos detetives que auxiliam a Dr. Brennan é bem durão  faz a linha ”olha como eu sou machão e olha como eu atiro em ratos!  A Brennan dos livros é O OPOSTO da Brennan da série, ela é divorciada e tem uma filha que já está na faculdade, mas isso não nos impede de amar ela tanto quanto amamos a Brennan da série. Nossa forense favorita também tem um namorado gatão nos livros, mas nenhum personagem se assemelha ao Booth.

Por se passar no Canadá a história tem alguns diálogos em francês (irritou, já que alguns não possuíam tradução , mas deu para aprender uns palavrões na lingua da torre Eiffel.

                        Esse livro é ÓTIMO, recomendo a todos que gostam de um bom mistério! É um dos poucos exemplos em que tanto a série quanto o livro (apesar de suas diferenças exorbitantes) são ÓTIMOS  A série por mostrar uma Brennan jovem, extremamente fria e racional. E o livro por mostrar uma Brennan mais velha, amadurecida e que passou pela maternidade.

Mas a melhor parte de tudo, é que no final tem um artigo que fala ‘’Dos Arquivos Médico-Legais da doutora Kathy Reichs’’ o que nos faz pensar, que este foi um caso real! UUUUUUUUUUUUUUUHHHHHHHHHH. Você vai ter que ler para descobrir!

            E também rezar e torcer para que os outros livros da Dr.Kathy Reichs sejam publicados no Brasil! Vale a pena! Ela é um BEST-SELLER!!!!

Beijooos, A Garota do Casaco Roxo

*Antropólogo Forense, é uma espécie de medico legista que analisa restos mortais que estejam muito ‘’estragados’’, corpos decompostos, ossadas(daí o nome ‘’Bones’’ que significa ossos em inglês), corpos queimados… Enfim, eles lidam com tudo aquilo que os CSI’S não conseguem lidar! Heheheheh

 

BONUS! PRA VOCE QUE AMA O BOOTH:

 

 

A série é melhor que o livro só por nos proporcionar imagens como essa!

Uma resposta to “Bones, Kathy Reichs e Segunda feira de luto!”

  1. Diadopri, 2013/12/20 às 7:16 pm #

    Antropólogo forense é o profissional que estuda exclusivamente ossos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: