As Memórias do Livro – Geraldine Brooks

27 abr

Esses dias atrás fui na Livraria Phylos( também conhecida como ‘’O Sebo do Mês’’) eu tinha dinheiro no bolso e não queria sair de lá com as mãos abanando! Foi então que vi de relance a capa de ‘Memórias do Livro’’ que me interessou muito por sua sinopse:

Da Espanha de 1480 até a enfraquecida Sarajevo de 1996, um livro sagrado de valor incalculável é caçado por fanáticos políticos e religiosos. Seu destino está nas mãos de uma talentosa conservadora de livros a charmosa protagonista Hanna, e sua recuperação resulta em um mistério histórico arrebatador.

Quando Hanna é chamada a Sarajevo para examinar o Hagadá, um código judaico do século XV que havia desaparecido durante a guerra da Bósnia, ela não pode acreditar que um documento tão maravilhoso estava preservado depois de tantas guerras e tanto preconceito. A partir de pistas encontradas no próprio manuscrito uma asa de inseto, manchas de vinho e um pêlo branco Hanna desvenda uma série de enigmas fascinantes e reconstrói as memórias do livro. E o resultado é um verdadeiro épico, uma corrida contra o tempo para revelar o passado e dar espaço à crônica da história do livro, enquanto Hanna procura a cura para uma criança vítima da intolerância da guerra, um amor impossível, sua própria identidade e proteção: do Hagadá e de sua própria vida.

            Só de ver a ‘’Semana Dan Brown’’ já deu pra entender que eu tenho uma queda pelos livros de mistério, ainda mais quando eles tem historia envolvida. De verdade, se eu pudesse seria arqueóloga, mas infelizmente não vai dar certo.Até por que nosso país não é daqueles que investem bastante nessa área, por isso vou fazer direito e depois futuramente vou fazer uma faculdade de historia, SÓ POR DIVERSAO!😀

            Memórias do Livro é um livro de historia, que conta a historia de um livro, a Hagadá de Sarajevo. A Hagadá é um livro sagrado que toda a família judia tem que ter. Esta é especial por que foi feita no século V e passou muitos anos desaparecida!

            A autora vai intercalando capítulos que contam a história de Hanna Heath, uma conservadora de livros, com capítulos que contam a historia das diversas mãos pelas quais a Hagadá passou e como ela enfrentou séculos e mais séculos de perseguição(A Inquisição e a Segunda Guerra Mundial são duas historias que estão presentes no livro e que mostram como a Hagadá foi protegida) uma asa e um pelo de gato são ‘’provas’’que Hanna encontra e que ela usa para traçar todo o percurso que o livro fez, passando por cidades como Veneza, Sevilha, Viena  e Jerusalém. Conforme Hanna descobre a historia do livro vai descobrindo sua própria historia, o que dá um livro uma leveza.

            A questão política e racial também é muito discutida. A maior parte da história se passa em Sarajevo, uma zona de guerra. Além disso  intolerância racial e o preconceito estão fortemente presentes pela presença de varias revoltas e de vários personagens cujo objetivo principal era destruir a Hagadá

            O livro possui reviravoltas assim como os de Dan Brown, mas que na minha opinião não eram MUITO necessárias, acho que ficaria melhor sem elas, deixando para o leitor aquele gostinho de quero mais! Acho que seria interessante também colocar mais notas de rodapé, o livro ficaria mais fácil de ser lido já que possui muitas informações e nomes referentes a diversas culturas que são desconhecidos para mim e para a maioria das pessoas.

            Gostei muito deste livro! Enrolei bastante para terminar de ler com medo de que a historia acabasse e eu ficasse chupando o dedo! Super indicado para quem gosta de descobrir mais sobre coisas aleatórias,  a chamada ‘’cultura geral’’

Aqui vai um trechinho, que eu achei interessante que definiu bem a historia:

O livro estava aqui para nos testar, para ver se alguém aqui perceberia que aquilo que nos une é muito maior do que qualquer coisa que nos divida. Que ser humano é muito mais importante do que ser judeu ou muçulmano, católico ou ortodoxo

Beijoos, A Garota do Casaco Roxo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: