Post de: Utilidade Pública

9 set

  Uma das maiores vantagens do wordpress é poder ver nas estatísticas o que as pessoas jogaram nas ferramentas de busca (Google, seu lindo, vem cá me dar um Doodle!) que caíram no blog, ou seja, a pessoa joga ‘’ Michael Bublé’’ e cai no meu post do ‘’Life is Music’’ ou joga ETEC e cai no meu desabafo e era sobre exatamente este post que eu queria falar hoje.

         Lá para maio as ETECs fizeram uma greve, ninguém noticiou, o governo enrolou os professores para voltarem da greve e passou, mas mesmo depois de tooodo esse tempo (acredite, com esse agosto que parece que durou dois meses, maio parece realmente um passado distante) eu ainda recebo acessos neste post de pessoas que querem saber mais sobre as ETECs, decidi então, como mera aluna responder algumas dúvidas clássicas!

 Para ler meu post é só acessar aqui 

1)   A prova do vestibulinho, é difícil?

Depeeeende do seu ponto de vista. A maioria dos alunos da minha sala é de escola particular e muitos fizeram a prova sequer com o objetivo de entrar, ou seja, sem estudar. Mas alguns fizeram aqueles cursinhos preparatórios voltados especificamente para as ETEC’s, acho que vale a pena pegar as provas antigas e fazer, o único problema é que não há nota de corte então, por exemplo: Se você se candidata a uma etec concorrida e tradicional é difícil passar acertando 22 pontos, mas se você tentar em uma etec relativamente nova é bem provável que consiga!

2)   É obrigatório fazer o ensino técnico junto com o ensino médio?

Não, não é. O primeiro ano no ensino técnico é normal como em toda a escola, ao final OS QUE DESEJAREM fazer um curso técnico prestam novamente o vestibulinho para o curso de preferência. Alguns alunos entram nos cursos técnicos na metade do segundo ano, varia de pessoa para pessoa. Eu por exemplo, decidi não fazer ensino técnico e curso normalmente o ensino médio!

3)   Por que nas ETECs não tem merenda escolar?

Para falar a verdade eu não sei! Acho que por não ser apenas adolescentes que estudam em ETECs nos variados turnos e que novamente, por serem adolescentes já tem capacidade de trabalhar e, portanto de ter dinheiro para comprar comida o governo considere isso, desnecessário. Para mim que não faço técnico isso não faz diferença nenhuma, mas tenho certeza de que para a maioria isso faria uma BELA diferença! Ate por que nossa cantina é um horror!

    Agora vem a mais clássica de todas:

 4)   O ensino das ETECs é bom?

Depeende da ETEC na qual você estuda ou na qual quer estudar.  Varia de pessoa para pessoa! Estudei a vida inteira em escola particular e agora sinto que o ensino é muito mais leve, bem menos puxado, mas para meus outros colegas que vieram de escola publica e alguns que vieram de escola particular o ensino é melhor! Uma diferença importante em todas as ETECs é o sistema de notas que se classifica em I(insatisfatório) R(regular) B(Bom) e MB(Muito Bom) e outra diferença é que pelo menos na minha ETEC eles cobram bem mais trabalhos do que provas! Acho que antes de ‘’escolher sua ETEC’’ você deve avaliar bem suas opções e tentar conversar com alunos de lá, só para ter certeza! 

 

5) O que caí na prova do vestibulinho?

 

R: Tudo, até o que você não sabe! Brincadeira! Na verdade, ‘’tecnicamente’’ na prova do vestibulinho tem que cair tudo aquilo que é ‘’obrigatório’’ durante o fundamental, é um vestibular, mas ao invés de cobrar matérias do ensino médio, cobra as do ensino fundamental

 

6) Sou aluno de escola particular, posso prestar para ETEC?

 

R: Sem problema nenhum, só não vale usar a cota de ensino público.

 

7) A maioria de pessoas que estuda em ETEC vem do ensino particular?

 

R: Varia de curso para curso e de ETEC para ETEC, mas sim, pelo menos na minha ETEC a maioria das pessoas veio de escola particular.

 

         Sei que este post ‘’desviou’’ um pouquinho do contexto geral do blog, mas eram realmente MUITAS dúvidas que caiam por aqui e eu senti necessidade de ajudar o pessoal!

         E espero que tenha feito isso!

Beijoos, A Garota do Casaco Roxo

Anúncios

5 Respostas to “Post de: Utilidade Pública”

  1. Hiago Vinícius 2011/09/11 às 1:53 am #

    Vale acrescentar: Muita coisa na ETEC é ILUSÃO. A qualidade no ensino, por exemplo, está cada vez mais próxima da das escolas publicas comuns porque, segundo o nosso caríssimo governador: “Não se pode cuidar de duas secretarias de ensino de forma diferente”, o que é uma pena. Contudo, dizer que você estudou numa ETEC é BEEEM diferente do que dizer que estudou numa escola publica ou em uma escola particular no fundo do seu quintal.
    Outra coisa que faz muita diferença nas ETECs é o ambiente de estudo, é realmente muito mais agradável -talvez muitos não concordem, mas eu vim de escolas publicas bem precárias, então ali pra mim é o Paraíso- por conta dos alunos, que são alunos, bem ou mal, mais engajados, até porque, passar na ETEC é muito mais força de vontade do que qualquer outra coisa.
    Às vezes você tem vontade de sumir, com o mundo de professores irresponsáveis e trabalhos+lições+provas que tem pra fazer, e esgotado do técnico… E isso não é só na ETEC em que eu estudo, converso com gente de outras unidades e tá tudo assim…
    Mas talvez isso seja coisa de aluno, depois eu veja que compensou. Poderia fazer uma lista de motivos pra não entrar na ETEC, e teria o mesmo numero de motivos para entrar, dessa forma, fica da sua escolha.

  2. Otávio Augusto 2011/09/11 às 2:05 am #

    Belo Post! Realmente o pessoal tem muita dúvida quanto ás ETECs. Já é de praxe nego me parar na porta da escola pedindo informação. Só nesse mês, acho que umas 3 pessoas já me pararam. O site do Centro Paula Souza é muito bom, mas falta muita informação que você só encontra com alunos. As vezes, estas, nem se quer é falada na secretaria da escola. Então, você que está pensando em prestar ETEC, procure algum aluno que estuda hoje, e saiba se vale a pena de verdade.

    De novo, belo post Garota do Casaco Roxo!
    Valeu!

    • Amanda Ariela 2011/09/11 às 7:01 pm #

      É, cansei de ver perguntas que caem aqui pelo Google! Decidi fazer o post!

      Eu é que agradeço por ter lido e comentado!

      Valeu, Otávio!

  3. Larissa 2011/09/11 às 7:58 pm #

    acho super legal vc falar das ETECs aqui no seu blog. acho que a maior parte das pessoas não se preocuparia em fazer isso 😀 eu mesma não fazia idéia de nada sobre as ETECs, vim descobrir muita coisa graças a vc 😛 parabéns pela iniciativa!

    • Amanda Ariela 2011/09/11 às 8:00 pm #

      Obrigada, Lari!

      Muitas pessoas tem dúvidas á respeito disso e o governo neem tchum!

      Obrigada por comentar!

      Abraaaços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: