Starters – Lissa Price

10 set

Resenha por Hiago Vinicius

   Nome: Starters

  Autora: Lissa Price

   Editora: Novo Conceito

  Gênero: Ficção/Distopia 

  Páginas: 368

 Preço Sugerido: R$ 29,90

    Distopias, como você provavelmente já sabe, são histórias que, normalmente, apresentam um modelo futurista da sociedade. Geralmente, para dar algum tipo de mensagem, algum tipo de alerta. Assim é “1984”, de George Orwell; “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley e a trilogia “Jogos Vorazes”, de Suzanne Collins.

         “Starters”, da californiana Lissa Price, é um bom representante desse gênero. O argumento é que o mundo entrou em mais uma guerra mundial, conhecida como Guerra dos Esporos, que devastou uma parte considerável da população dos Estados Unidos, dividindo a população americana em 2 raças principais: Starters e Enders.

Lissa Price

         Enders são a parte privilegiada da população: Os avanços científicos garantem que eles possam viver até mais ou menos 200 anos de idade. Quando a Guerra dos Esporos chegou aos Estados Unidos, os Enders foram considerados grupos de risco e foram todos vacinados. Por conta desse prolongamento de vida, o governo criou uma lei que proibia menores de idade de trabalhar, para reduzir a concorrência.

         Os Starters são adolescentes que perderam os pais na Guerra. Receberam a vacina contra os Esporos, mas seus pais, não. Por isso acabaram ficando desamparados e muitos foram mandados para abrigos, para viver sob condições desumanas de maus-tratos, fome e, muitas vezes, até mesmo de violência extrema. Mas uma grande parte desses jovens também se marginalizou e passou a viver à margem da sociedade, vivendo cada dia sabendo que podia ser o último.

         Aqui entra Callie. A jovem de 16 anos tem, além da missão de lutar pela sua vida, lutar pela de seu irmão, o frágil Tyler, de 7 anos, com muitos problemas respiratórios.

         Callie mora com Michael, um antigo vizinho com quem ela nunca havia conversado, mas que se mostrou um incrível “camarada” na batalha pela sobrevivência. Fica claro, desde o conto introdutório disponibilizado para download pela Novo Conceito, que Michael é terrivelmente apaixonado por ela, e que o que ela sente por ele também não é apenas amizade.

         A trama começa realmente quando Callie vai até a Prime Destinations, uma empresa que, ilegalmente, usa corpos de jovens Starters para que Enders possam, por um determinado período de tempo, se sentirem jovem novamente. É uma espécie de avatar com prazo de validade. Esse contrato pode resolver a vida de Callie financeiramente: O dinheiro é o suficiente para que ela contrate algum Ender para adota-la e que assim, sem problemas, ela possa comprar uma casa e viver uma vida tranquila com Tyler e Michael até completar 18 anos.

         Vai tudo muito bom, tudo muito bem, até o terceiro e último aluguel, programado para durar um mês. Callie, de repente, acorda em uma danceteria, sem saber onde está nem que dia é. E o pior de tudo: Uma voz desconhecida em sua cabeça diz a ela: “Aconteça o que acontecer, não volte para a Prime Destinations”.

         O livro é eletrizante, a história é muito bem pensada, os argumentos são muito bons e os personagens são bem coerentes. Callie é uma garota inteligente e madura, mesmo quando está com Blake, e tem toda a agilidade e perspicácia que os dias na miséria lhe conferiram. O livro acaba pecando um pouco na narrativa, que por vezes parece aquela coisa escolar, sem muitos artifícios na construção, o que não diminui muito a qualidade do livro que, com um final impressionante e completamente misterioso e inesperado, pode predizer tanto uma continuação estupenda quanto meramente comercial.

         Um recurso que eu realmente detesto, porque me ataca demais a ansiedade, e que é largamente utilizado na maior parte das sagas é das “coisas para se explicar” e que vão sendo contadas no decorrer do livro. Lissa Price usa e abusa dessa técnica em “Starters”. É impressionante, eu terminei o livro e mesmo assim ainda tem algumas coisas que não foram bem explicadas. Claro que é um recurso essencial que só te prende mais na leitura, mas vamos combinar que na hora que você está começando a hora e fica aquele monte de coisas que você não entende a vontade que dá é de jogar tudo para o alto e esmurrar o livro até ele contar tudo!

         Enfim, acredito que valeu todo o investimento da Editora no livro foi válido. O aplicativo de “Starters” no Facebook (www.startersolivro.com.br) é bem dinâmico e divertido e o conto “Retrato de Uma Starter – Uma Descoberta”, disponível em EPUB para download nesse link (http://migre.me/aDdJy) diz muito ao mesmo tempo que não diz nada. Recomendo que mergulhem de cabeça na vida de outra pessoa. 

Anúncios

5 Respostas to “Starters – Lissa Price”

  1. Naniedias 2012/09/10 às 6:31 pm #

    Eu tenho esse livro aqui em casa e estou ansiosa para lê-lo. Distopia é um estilo que eu gosto muito – porque sempre me faz refletir sobre as minhas atitudes e da sociedade em que vivo.
    Adoro quando eles exploram assuntos como guerras.
    Bom saber que o livro é bacana assim, embora eu com certeza vá ficar exasperada com os mistérios não revelados ^^

    • Amanda Ariela 2012/09/12 às 8:25 pm #

      Ele é bem legal, né? A resenha também ficou muito boa! Acho que vou ler tambem, wuando reduzir minha listinha! 😉

  2. Ceile 2012/09/17 às 2:08 pm #

    Eu li as primeiras páginas e quase não consegui parar! É uma das minhas próximas leituras, acho que vou adorar e o melhor: a narrativa parece ser super rápida.
    Já esperava mesmo que ficasse muita coisa para um segundo volume =[

    Beijos!

    • Amanda Ariela 2012/09/17 às 7:32 pm #

      É, lembro que o Hiago leu ele rapidinho! Só achei sacanagem deixar tudo pro 2! Fizeram o mesmo em Estilhaça-me! :/

    • Amanda Ariela 2012/09/20 às 9:03 pm #

      Estou de saco cheio de livros que começam no primeiro e acabam no segundo! Tentativa boba de ganhar dinheiro! Vou lassar longe de Starters até o segundo chegar! Hahahaha

      Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: