Tudo que você precisa saber sobre o NaNoWriMo

        Todo mundo que passeia por aí em blogs de fora do Brasil, já viu essa sigla e já se perguntou, pelo menos uma vez o que ela significa e para que serve!

  O NaNoWriMo é a sigla para National Novel Writting Month, que em bom português, significa Mês Nacional de Escrever Romances. O projeto foi criado em 1999 por Chris Baty e seus amigos e funciona da seguinte forma:

1) Se inscreva no evento clicando em ‘’Start Here’’ no site nanowrimo.org;

2) Siga as instruções na tela para criar uma conta;

2,5) Verifique seu email para validar sua conta e click no link anexado;

3) Faça login em sua conta e você será convidado a terminar o cadastro;

4) Comece a preencher as informações sobre você e sobre seu romance em My NaNoWriMo;

5) Comece a procrastinar lendo todas as dicas e historias engraçadas nos fóruns. Poste algumas historias e perguntas que você possa ter. Fique ansioso. Fique nervoso. Tente amarrar alguém para te fazer companhia nesse projeto. Coma pilhas de chocolate e comece a estocar recompensas para quando você começar a escrever.

6) No dia 1 de novembro comece a escrever seu romance. Seu objetivo é escrever um romance com, no mínimo, 50.000 palavras até a meia noite, no seu horário local, do dia 30 de novembro. Você escreve no seu computador, usando o seu software de preferência.

7) Isto não é tão assustador quanto parece.

8) Começando no dia 1 de novembro, você pode atualizar a contagem de palavras na caixa no topo do site e postar trechos de seu trabalho para que os outros possam ler.  Veja seu contador de palavras crescer e sua história tomar forma. Se sinta um pouco tonto.

9) Escreva com outros participantes do NaNoWriMo na sua região. Escreva sozinho. Escreva. Escreva. Escreva

9.25) Se você escrever 50.000 palavras de um romance até a meia noite, no horário local,do dia 30 de novembro, você pode postar seu romance para uma verificação oficial e assim, ser adicionado a nossa santificada página de vencedores e receber um lindo certificado de vencedores e um distintivo. Nós postaremos passo a passo de como disputar e postar sua novela no meio de novembro.

9.3333) Recompense-se copiosamente por embarcar  nesta aventura escandalosamente criativa.

10) Ganhando ou perdendo, você é demais por tentar.

Traduzido do inglês da pagina do NaNoWriMo na internet

          Não achei nenhuma regra sobre escrever em sua língua nativa e também não achei nada similar a esse projeto aqui no Brasil (Fica dica, viu? Eu ia AMAR um negócio desse por aqui, se alguém quiser começar um desses em terras tupiniquins, me avisa que eu to dentro!) e acho a ideia MUITO legal (estou morrendo de vontade de participar, mas talvez seja irracional abraçar outro projeto e reduzir minhas horas de sono para perigosas 4 horas por dia).

         Alguns participantes do NaNoWriMo conseguiram ter seus romances publicados após a participação no projeto. São eles T. Greenwood (que escreveu ‘’Um Mundo Brilhante“, já resenhado para o blog) e Sarah Gruen (autora de ‘’Água para Elefantes’’), além de muitos outros que ainda não foram traduzidos para o português!

         E aí, o que acham da ideia? Vocês participariam? Espero que tenham gostado da minha sugestão e que tenham se interessado pelo projeto, quem sabe ano que vem não tenhamos uma versão brasileira?

 

Beijoos, A Garota do Casaco Roxo

3 comentários sobre “Tudo que você precisa saber sobre o NaNoWriMo

  1. Beatriz 3 de outubro de 2017 / 13:05

    Eu preciso terminar a história ou só a quantidade de palavras é necessário?
    Posso postar uma história q ainda não tem fim e está em desenvolvimento, mas que tem a quantidade de palavra suficientes?

    Curtir

    • Amanda Ariela Bustos de Souza 3 de outubro de 2017 / 16:51

      Oi, Beatriz! Obrigada pelo comentário!

      Você só precisa escrever 50 mil palavras. Se você completa o livro ou não, isso não é um problema!

      Beijos,
      Amanda

      Curtir

Deixe um comentário