5 Motivos para Visitar o Catavento

5 out

        Imagine entrar em uma bolha de sabão, tomar um choque elétrico de 10.000 volts, entrar em uma casa onde a água sobe na torneira, ao invés de descer, arrepiar seus cabelos com uma bola de metal enorme e conversar cochichando com seu amigo que está a 50 metros de distancia. Parece a descrição da casa de um cientista maluco, mas são apenas algumas das atrações do Espaço Cultural Catavento.

Localização: Instalado no antigo Palácio da Prefeitura de São Paulo (o que faz com que você tenha a impressão de ver tucanos e vultos vestidos de vermelho aqui e ali), o Catavento tem um acesso relativamente fácil.

         Você consegue chegar lá sem nenhum problema se descer na estação Pedro II de metro e andar um pouquinho. Mas tome cuidado! A região é meio perigosa e é melhor andar por lá em grupos maiores.

         Vale a pena também, sair do Catavento e dar um pulinho no Mercado Municipal e na Zona Cerealista, ambos ficam bem próximos do prédio e dá para ir a pé.

Atrações: O Catavento tem instalações nas áreas de Biologia, Astronomia, Física (mecânica e ótica), Geografia e outros.

         Na área de biologia, as instalações ficam mais interessantes quando vistas com um monitor já que não são tão interativas. No andar superior existe a reprodução de um intestino que você pode entrar e visualizar o interior.

         Na área de astronomia, as informações estão todas em painéis. Alem disso, existem alguns simuladores muito interessantes. Para as crianças, é a área que mais encanta já que tem um meteorito de verdade que pode ser tocada.

         Em ‘’Geografia’’ você pode ver maquetes das variadas regiões do mundo e, pisando em cima de um piso de vidro, pode visualizar como são as cadeias montanhosas submarinas.

BÔNUS: Pé do Marcello!

         Mas a melhor parte é a de Física. Ao invés de largos painéis com textos explicativos, a área de física convida o visitante à experimentação! É lá que estão as atrações mais divertidas e diferentes.

Monitores: São muito bem informados e sabem tirar duvidas, MAS (porque sempre tem que ter um ‘’mas’’) eles te levam as áreas que ELES querem fazendo com que a visita fique mais limitada e mais rápida.

Crianças: Pode até parecer que o Catavento é um lugar para os mais grandinhos, mas crianças se divertem muito por lá! Além de aprender e de matar todas as curiosidades que a idade dos ‘’‘porquês’’ traz junto! O Catavento é um espaço cultural que consegue agradar a todas as idades de diversas formas e sempre que você vai, existe algo novo para descobrir e explorar!

        Para os pequenos, a ala de física, em especial a parte que trabalha com bolhas de sabão, é a mais interessante!

Eu, dentro de uma bolha de sabão!

Preço: A entrada do Catavento custa apenas R$ 6,00. Crianças menos de 12 anos e maiores de 65 não pagam. Estudantes pagam meia e professores, com a apresentação do holerite tem direito a 4 ingressos de graça! Quem disse que São Paulo não tem opções de lazer baratas?

BONUS: Dar uma passeada em volta do prédio também é interessante. Por ser um local de importância histórica para a cidade, o prédio tem marcas da época do café, além de esculturas lindas! Só o laguinho que é meio fedido!

         Do lado de fora há uma mostra permanente com trens, carruagens, carros antigos, aviões e charretes em miniatura! Só não tente subir em cima! É proibido!

         O Catavento é o tipo de passeio BBBI; Bom, Bonito, Barato e Interessante e é recomendado para gente que quer lazer, mas quer sair do esquema cinema- shopping de sempre!

         Espero que tenham gostado!

Beijoos, A Garota do Casaco Roxo

PS: Não sei se vocês sabem, mas criei um twitter especial pro blog! @CasacoRoxo me segue por lá também! 😉

4 Respostas to “5 Motivos para Visitar o Catavento”

  1. Hiago Vinícius 2012/10/05 às 7:28 pm #

    Sempre uma boa pedida conhecer a cidade onde você vive. Adorei o espaço.

Trackbacks/Pingbacks

  1. As Férias da ‘’Garota do Casaco Roxo’’ « - 2012/12/26

    […] 5 Motivos para Visitar o Catavento […]

  2. Os posts que mais gostei de escrever | - 2016/04/06

    […] 9- 5 motivos para visitar o Catavento […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: