Charlotte Street – Danny Wallace

17 out

Nome: Charlotte Street

Autor: Danny Wallace

Editora: Novo Conceito

Páginas: 400

Preço: R$ 29, 90

 

 

 

 

 

No dia em que ia começar a ler esse livro, ironicamente, acabei caindo nem sei como em um blog literário que tinha uma resenha negativa dele. Mesmo não sendo um blog que eu conheça e possa dar créditos, isso me fez começar a leitura já achando que seria ruim. Antes mesmo de chegar ao fim do primeiro capítulo todas as impressões antecipadas que eu tinha haviam desaparecido: não importa se a história fosse chata e não saísse do lugar como a resenha que eu tinha lido falava, a narrativa é tão deliciosa que eu leria até o fim.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo engraçado protagonista Jason Priestley um ex-professor e jornalista free-lancer de um jornal gratuito distribuído no metro de Londres, o London Now. Ele é um cara tipo idiota-inteligente, o que torna divertida a leitura. Jason acabou de sair de um relacionamento longo com Sarah e descobre que ela não só seguiu em frente com seu novo namorado, mas também engravidou e irá se casar. Entre essa frustração de ver como ela superou e ele continua morando em um apartamento com seu melhor amigo Dev, em cima de uma loja de vídeo games da qual Dev é dono e do lado de um lugar que parece um bordel, mas não é um bordel, Jason acha algo para se apoiar.

Esse algo é um momento e uma coisa desse momento que ficou com ele. O momento é um encontro rápido com uma garota na Charlotte Street e a coisa é uma câmera analógica da garota, que ela acaba deixando com ele no encontrão. Dev revela as fotos , pois o próprio Jason não cria coragem.  Eles descobrem que, entre fotos pessoais da Garota, há uma foto de Jason em um café que foi tirada sem ele saber. A partir daí, eles decidem agarrar o momento e tentar descobrir quem é A Garota, usando o cenário das fotos para descobrir onde foram tiradas e refazendo os passos da Garota para tentar encontrá-la.

Então começam a surgir vários personagens que vão contribuir com a busca. Abbey, a amiga descolada que Jason conhece em um show que vai para fazer uma crítica, Zoe, uma ex-colega de faculdade que o emprega no London Now, Matt, um ex-aluno, Sarah e Gary, a ex namorada e seu noivo, Damian,  o homem que aparecia em algumas fotos com A Garota, entre outros de menor importância.

O livro, como já citei, tem uma narrativa divertida e é repleto de cenas engraçadas. O tempo todo fiquei imaginando como daria um bom filme de comédia, daqueles com boas sacadas nas falas e cenas hilárias sendo inteligente ao mesmo tempo, o que é raro. O problema é que o filme não seria contado de forma pessoal como o livro é o que tornaria mais fácil ressaltar a idiotice do que a inteligência do Jason.

A história dá muitas voltas, vários eventos acontecem na caçada pela Garota. Relacionamentos mudam, lugares são descobertos, pessoas são encontradas, amizades são feitas, desfeitas, refeitas, pontos de vista são mudados, novos caminhos são descobertos e Jason vai lentamente revelando mais detalhes sobre seu relacionamento com Sarah que dão mais sentido à história. Obviamente o tema não muda, é sobre Jason tentando achar A Garota das fotos, mas o que importa não é bem A Garota, é a busca e o que ela traz. Não estou falando somente dos eventos, mas o que ela adiciona para a vida do Jason, ela promove certa mudança. Você só vai dizer que o livro não sai do lugar se tiver problemas de compreensão e não entender a história.

O único contra é a tradução que é uma porcaria. Mesmo. Tem frases que não fazem sentido algum, tem palavras faltando e tem coisa que você só entende se pegar o que tá escrito e pensar em inglês, tentando achar as palavras que o autor deve ter escrito. Mas isso não atrapalha essencialmente a leitura, porque na verdade, a história compensa esse mal.

Booktrailer: 

Resenha por Yasmin Quasne

3 Respostas to “Charlotte Street – Danny Wallace”

  1. Corujinha Leitora (@SheLovebooks) 2012/10/17 às 6:26 pm #

    Hum, não é bem meu estilo, mas fiquei com vontade de ler. Vou encaixar na minha lista de compras🙂

    • Amanda Ariela 2012/10/17 às 6:57 pm #

      Eu comecei a ler e até que curti! Não acabei não por não ostar e talzs, mas por pura falta de tempo! Rezo para acabar de ler ele qualquer dia! Hahahah

      Beijos e obrigada por comentar,

      Amanda

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dizem Por Aí… …que algumas pessoas são melhores do que outras para guardar segredos. – Jill Mansell « - 2012/12/19

    […] são divertidos, todos. Acho que é por isso que falam de “humor britânico” porque, assim como Charlotte Street, a história é engraçada sem ser boba e a maneira como ela é escrita é que faz o livro ficar […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: