O Que Aconteceu com o Adeus – Sarah Dessen

14 dez

o que aconteceu com o adeusNome: O Que Aconteceu Com o Adeus

Autora: Sarah Dessen

Editora: iD

Páginas: 423

Preços: R$42, 90 (salgado, mas acho que vale a pena!)

Conhecia a Sarah Dessen apenas no twitter e já adorava ela. Sempre simpática e bem humorada (exemplo para algumas pessoas aí, viu?) acho que posso dizer que ela me conquistou antes mesmo de eu ler algum livro dela.

‘’O Aconteceu Com o Adeus’’ é o terceiro romance dela publicado aqui no Brasil (todos pela iD) e conta a história de McLean Sweet uma garota que viu sua família passar por um escândalo e se desfazer com o divórcio dos pais.

Diferente da maioria das garotas que tem os pais divorciados, Mclean vive com o pai que tem a função de ajudar restaurantes que estão falidos a se recuperar (me lembrou muito o Gordon Ramsay de ‘’Kitchen Nightmares’’! Alguém aí já assistiu esse programa?) e por isso eles se mudam constantemente.

Foram mais de 4 cidades em apenas 2 anos e McLean aproveitou as oportunidades que teve nos outros lugares para se ‘’reinventar’’ e começar tudo de novo. Ela já foi Eliza Sweet, Lizbet Sweet, Beth Sweet… Cada destino diferente uma nova garota, mas não desta vez.

‘’Esquisito como era fácil para um desconhecido assumir essa familiaridade. Especialmente quando aqueles que deveriam conhece-lo melhor não assumiam, nem um pouco.’’

p.100

Em Lakewood, sua nova cidade, as coisas mudam quando ela decide ser ela mesma e se envolve com a comunidade e com o Dave *desenha um coração no ar*. Isso faz com que ela inicie uma jornada de auto – descoberta, aceitação e, principalmente, perdão.

Acho incrível a narrativa da autora. Ela colocou no papel tudo o que McLean sentiu com uma fluidez que os leitores mais desatentos dirão que este é um livro leve quando na verdade, ele é um dos mais profundos que já li.

‘’Fazemos tanta porcaria nessa vida, tanto por acaso quanto de propósito. Mas limpar a superfície não deixa nada realmente mais em ordem. Só mascara o que está abaixo. Somente quando você escava lá no fundo e vai para os subterrâneos é possível ver quem você é realmente.’’

P.382

Não me lembro de nenhum livro que eu tenha lido recentemente que me fez me identificar tanto com a personagem. Durante a leitura, as frases que mais me marcaram foram justamente aquelas que passaram pela minha cabeça nos últimos 17 anos. O livro me fez atestar que as circunstancias podem ser diferentes, mas no final das contas é tudo igual, só muda o endereço. Por isso, acho que este livro pode passar uma boa lição para aqueles que tiverem os pais divorciados.

Tenho ‘’Someone Like You’’ da mesma autora para ler aqui, mas depois de uma leitura densa como essa que me fez refletir, pensar e repensar e pensar de novo, acho que vou focar em leituras mais relaxantes e que não me colocam tão de frente com a minha realidade (um dos meus maiores prazeres em ler é justamente poder fugir dela)!

‘’Lar não era uma casa montada, ou apenas uma cidade no mapa. Era qualquer lugar onde as pessoas que te amam estão, sempre que vocês estão juntos’’

P.386

Pode parecer bobo, mas eu também amei a fonte do livro, ela é grandinha e bem espaçada, perfeita pro LMAM (Leitores Míopes que Andam de Metro!) e as páginas são amarelinhas!

Beijoos, A Garota do Casaco Roxo

2 Respostas to “O Que Aconteceu com o Adeus – Sarah Dessen”

  1. isabel 2012/12/15 às 10:12 am #

    Oi! Sarah Dessen é uma das autoras que quero conferir a tempo. YA contemporâneo bem feito me encanta – é difícil sair do mesmo de sempre falando do dia a dia. Adorei a profissão do pai dela, Kitchen nightmares é um dos meus programas favoritos.

    • Amanda Ariela 2012/12/25 às 9:45 pm #

      Pois é! Adorei seu comentário porque os livros dela são bem assim! Deliciosos de serem lidos sem aquela coisa maçante de “olha, essa é a história de uma garota e vou tentar passar uma lição de moral para você”! Hahaha

      Também AMO Kitchen Nightmares, um dos melhores realities de hoje, né?

      Obrigada por comentar!

      Abraços,
      Amanda

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: