A Culpa é das Estrelas – John Green

4 mar

A Culpa é das EstrelasNome: A Culpa é das Estrelas

Autor: John Green

Editora: Intrínseca

Páginas: 288

Preço: R$ 23, 90

Você provavelmente já leu um zilhão de resenhas deste livro. Eu mesma já li e achei que este era mais um ‘’livro modinha’’ que daqui a um tempo iria virar filme e entrar no esquecimento.

Foi com esse pensamento que comecei a ler ‘’A Culpa é das Estrelas’’, achando que iria ser mais um livro na minha lista de lidos. Até tinha uma ideia de como seria o final (admito que é meio previsível e que foi impossível ficar longe de spoilers) e sabia que tinha algum ‘’O.k’’ no meio da história.

‘’Na boa, vou logo dizendo: ele era um gato. Se um cara que não é gato encara você sem parar, isso é, na melhor das hipóteses, esquisito, e na pior, algum tipo de assédio. Mas e é um cara gato… Na boa…

p. 16’’

Mesmo iniciando a leitura com uma certa desconfiança, John Green conseguiu fazer com que eu me apaixonasse e me surpreendesse.

‘’A Culpa é das Estrelas’’ conta a história de Hazel Grace, uma paciente terminal que tem a minha idade (!!!) e que recebe oxigênio constantemente através de uma cânula. Em uma das reuniões de um grupo de apoio para doentes ela conhece Augustus, um menino que já superou o câncer e que está lá acompanhando Isaac, seu melhor amigo que por causa de um câncer no cérebro está prestes a ficar cego.

‘’Sem dor, como poderíamos reconhecer o prazer? (Essa é uma discussão antiga no campo das Reflexões sobre o Sofrimento, e a ignorância e a ausência de sofisticação da frase poderiam ser analisadas por vários séculos, mas é suficiente dizer que a existência do brócolis não afeta de forma alguma o gosto do chocolate.)

p. 38’’

Até aí deu para perceber que Hazel, Gus e Isaac serão bons amigos. É a maneira como John Green conduz a história e leva ambos a superação de seus traumas e a concretização de seus sonhos que te encanta, fascina, emociona e faz você gastar todos seus post-its azuis (para combinar com a capa, claro) marcando os quotes.

‘’Se ela estivesse melhor ou o senhor mais doente, então as estrelas não estariam tão terrivelmente cruzadas, mas é da natureza das estrelas se cruzar, e nunca Shakespeare esteve tão equivocado como quando fez Cássio declarar: ‘’A culpa, meu caro Bruto, não é de nossas estrelas/ Mas de nós mesmos.’’ Fácil falar quando se é um nobre romano (ou Shakespeare!), mas não há qualquer escassez de culpa em meio ás nossas estrelas.

p. 106’’

Meu objetivo com essa resenha não é ‘’falar’’ que o livro é bom, isso você já deve ter percebido pelas resenhas positivas, pelas 5 estrelas no skoob e pelo tanto de menina dando chilique por causa do John Green. Meu objetivo é dizer para você, que está com medo de ler ‘’A Culpa é das Estrelas’’ pela popularidade e pelo tanto que falam bem dele que LEIA, VOCE NÃO VAI SE ARREPENDER.

‘’Mas esta não é uma história de câncer, porque livros assim são um horror.

p. 50’’

Tem algo nesse livro que eu nunca vi em nenhum outro. A leveza das palavras, a importância de gestos que parecem pequenos, o altruísmo e a emoção fazem você chorar que nem um bebe e ficar ‘POR QUEEEE?’’ por umas duas horas depois de acabar o livro.

Vale a pena cada segundo lendo e eu garanto que você não vai se arrepender nem dar de cara no muro. Faço as palavras de Hazel, as minhas palavras:

‘’Para ser sincera, eu leria até a sua lista de compras do supermercado.

p. 70’’

Então feche esta guia e corra para a livraria mais próxima!

Beijoos, A Garota do Casaco Roxo

PS: Eu li, reli, treli, reescrevi, li de novo, mandei para meus amigos lerem, escrevi mais um pouco e ainda assim, acho que essa resenha não chega nem aos pés dessa história, só quero QUE VOCES LEIAM ESSE LIVRO, O.K? ‘’O.K!’’

8 Respostas to “A Culpa é das Estrelas – John Green”

  1. Amanto Moura 2013/03/04 às 4:02 pm #

    To com as expectativas lá na Via Láctea desde a primeira resenha que li, sinceramente SE me desapontar nunca mais confio em blogs HAHAUHAUAHUAHUAHAUHU.

    Eu li O Menino do Pijama Listrado nesse mesmo “sentimento” teu, na época era popular e fiquei “deve ser uma porcaria mas vou conferir” NOSSA CHOREI DEMAIS hj em dia um dos meus favoritos, me surpreendeu mesmo.

    No caso de Jon Green vou deixar a poeira baixar mais quando todo mundo esquecer leio HAHAHAH. Adorei sua opniao e os quotes, parabéns😀

    Abraços

    • Amanda Ariela 2013/03/04 às 4:28 pm #

      Huuhahuauha eu achei que eu ia me desapontar e olha: JOHN GREEN❤! Hahahaha

      O Menino do Pijama Listrado eu li e chorei também, mas não tinha lido nenhuma resenha dele antes de ler!

      Deixa abaixar sim, ma não deixe de ler, sério! Só pelos quotes dá pra ver que o autor é bom! Huehuehuuhe

      Beijos e obrigada por comentar

  2. Kleris (@kleriss) 2013/03/04 às 11:54 pm #

    A culpa é das estrelas é um livro pra lavar a alma de qualquer um. É tão bom que quase matei minha amiga que me indicou, pq normalmente eu fujo desses livros que nos marcam em lágrimas. E, Deus, como eu chorei, coisa que eu não me permito geralmente em leituras (sou mais das risadas). Fiquei de luto por dias sem ler nada em respeito rs
    É definitivamente aquele que vc tem que ler, de um jeito ou de outro, não pq os quotes são bons, nos tocam ou nos fazem refletir. Mas por todo o trabalho do John Green, cara, que achei maravilhoso como ele conseguiu concatenar tudo numa história só e nos permitir ir tão fundo nela. Admiro-o mto por isso, além da maneira inevitável de levar tudo na escrita. Enqnt lia, tentava imaginar o lado dele, como escritor, como se pudesse vê-lo digitando e pensando sobre as sacadas. É de viajar msm rs

    • Amanda Ariela 2013/03/06 às 9:01 pm #

      Eu AMO livros que arrancam lágrimas, sabe? Hahaha

      Eu gostei muito da história e também demorei um tempo para absorvê-lá, acho que nunca li um YA tão lindo! Eu via os vlogbrothets antes de ler e também consegui imaginar o John Green escrevendo! E vem cá, que família esses Greens não? Hahaha

      Amei seu comentários! Beijos e obrigada!🙂

  3. GabiGraciosa 2013/03/09 às 7:55 pm #

    Esse foi o primeiro livro de John Green que li, mas já era fã dele antes mesmo disso!
    A história é divina, a escrita é maravilhosa… É tudo perfeito nesse livro!❤
    Entendo o que você diz quanto a estar com medo, porque o livro está muito famosinho e tal, mas esse é um que qualquer um pode ler sem medo algum mesmo!

    • Amanda Ariela 2013/03/11 às 12:20 pm #

      Eu conhecia o John Green dos Vlogbrothers também!

      A escrita é divina mesmo, eu me apaixonei! Hehehe

      Esse aqui é na lata, o presente perfeito! Não tem como errar com ele! Jahaha

      Beijos e obrigada por comentar!🙂

Trackbacks/Pingbacks

  1. Os Melhores Namorados da Ficção – Parte II | - 2013/03/25

    […] Augustus Waters – A Culpa é das Estrelas  […]

  2. 8 Livros com Cartas de Amor | - 2013/10/14

    […] A Culpa é das Estrelas – John Green […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: