Entrevista Nanda Belém

nandaFernanda Belém é autora de ‘’Louca por Você’’, um dos livros da minha lista de ‘’Para ler em 2013’’, participa da coletânea de autoras nacionais ‘’Em Contos de Amor’’ e seu próximo livro ‘’Ah, o Verão!’’ deve chegar para nós ainda nesse semestre.

Além de tudo isso, Nanda é uma das criadoras do #ChatdeLivro e do site Bela da Bola, que é escrito apenas por mulheres e voltado para o mundo do Futebol!

Para divulgar o trabalho dela decide fazer umas perguntinhas! Confiram!

1)      Você é autora de ‘’Louca por Você’’ e de ‘’Ah, O Verão’’ (ainda não publicado) o que te inspirou a escrever ambas as histórias?

Amo escrever! Cada um dos livros tem uma história diferente. Quando sentei para produzir o Louca Por Você, queria escrever um romance diferente. Na maioria dos livros que lia, as histórias de amor sempre se resolviam com o estalar dos dedos e todos nós sabemos que na prática não é bem assim que acontece. Vendo muitas histórias sobre pessoas que nunca esqueciam o primeiro amor, resolvi fazer um livro com essa temática. Mas não deixei que as coisas se resolvessem como em um conto de fadas. Preferi escrever algo mais real, para que os leitores que vivessem situações como aquela, se identificassem. E assim surgiu o Louca Por Você. Já o “Ah, o Verão” é bem diferente. O livro é mais doce, mais leve, engraçado. Os leitores mais novos vão sentir frios na barriga e uma vontade enorme de viver um verão como o da protagonista. Os mais velhos, com toda a certeza, vão relembrar histórias e sentir saudades. 

2)      Para você, qual a melhor (e a pior) parte em ser uma escritora?

Tem pior (risos)?! Eu sou completamente apaixonada pelos livros e por escrever. Não consigo ver uma parte ruim nessa profissão. A melhor parte é saber que a minha história está espalhada por aí. São tantas pessoas, tantos lugares, tantas estantes… Isso é maravilhoso! Sentar para escrever também é uma das coisas que mais amo fazer. Adoro mergulhar no mundo e na cabeça dos personagens. Sempre ganho novos amigos. E outra coisa perfeita é o contato com os leitores. Ganhei muitos amigos depois do lançamento do meu livro. O carinho que recebo diariamente é um grande presente.

3)      Quais são seus projetos futuros no meio dos livros? Tem algum outro livro chegando (além de ‘’Ah, O Verão’’) ou alguma história que você está escrevendo?

Antes de “Ah, o verão!” vou participar de uma coletânea de contos. Provavelmente será lançada até junho. Depois disso é o novo romance e já estou preparando outras surpresas que virão em sequência! 

 4)      Qual a sua rotina de escrita? Você escreve de dia? De noite? Ouvindo música? No silencio total?

 Quando estou na produção de um novo livro, costumo escrever durante oito horas por dia. Gosto de ter uma boa vista na minha frente, um jazz ou blues tocando no rádio e, já no final da tarde, também gosto de uma taça de vinho.

 5)      Que dicas você dá para os autores iniciantes e para quem nem começou,Fernanda Belém mas já foi mordido por uma ideia?

 Não desistam! Escrevam. Sempre falo isso para amigos que estão escrevendo e perdem o entusiasmo. Não desistam. Quando a gente para de escrever, acaba esfriando e deixando de lado. Não podemos parar nunca. Sempre deixo a revisão para depois. No primeiro momento eu apenas escrevo, escrevo, escrevo. Faço isso para não deixar ideias escaparem e para não me deixar influenciar por alguma coisa que depois venha a não gostar. Quando termino tudo é que vou para a segunda parte: Ler, reler, cortar, aumentar, cortar, cortar, cortar (risos).

 

6)    Quais são os autores que te inspiram? E quais são seus livros favoritos?

Sempre digo que a minha maior paixão é a Rosamunde Pilcher. Sou apaixonada por essa escritora, pois foi ela a responsável pelo meu amor incondicional aos livros. Fiquei tão fascinada com as descrições da Rosamunde, com o jeito que ela descrevia comidas, lugares, personagens… que a literatura passou a ser uma paixão. Já gostava muito de ler antes dela, mas depois… Ler se transformou em um vício.

7)     O que você acha do apoio que os blogs dão a sua escrita? Acha válido esse tipo de divulgação e de críticas construtivas?

Com certeza. Fiz muitas amigas nesse mundo dos blogs. Acho legal demais ver como existem pessoas apaixonadas pelos livros. Isso me deixa muito, muito feliz. A divulgação também é maravilhosa. É uma forma de mais pessoas descobrirem o seu trabalho. Já que a mídia tradicional não abre tanto espaço para a literatura, acho que o mundo virtual e os blogs literários estão desempenhando muito bem esse papel.

8)    Você pretende fazer eventos de lançamento de ‘’Ah, O Verão’’ no Brasil? Alguma chance de ter algum aqui em São Paulo?

Com toda a certeza! Pretendo viajar para outros Estados do Brasil apresentando os meus livros e fazendo eventos com o meu grupo – Entre Linhas e Letras.

9)    Eu sei que uma das suas paixões é viajar. Quais lugares você já visitou e quais você pretende visitar?

Então, essa só não é uma grande paixão por conta do meu pavor de avião (risos!). Sempre viajo chorando. Apesar disso, adoro descobrir lugares diferentes e conhecer outras culturas. Já conheci muitassssss cidades aqui no Brasil, mas para o exterior só conheço a Argentina (e sou apaixonada por lá!!). 

10)   O que você sempre quis ser perguntada em uma entrevista, mas nunca foi? E qual seria a resposta dessa pergunta?

Pergunta difícil!! Risos!! 

Você é uma pessoa tão apaixonada por futebol… Nunca pensou em escrever um livro com esse tema?!

Sim! Esse é um projeto que ainda pretendo realizar. E vai ser em breve!

Espero que tenham gostado da Nanda tanto quanto eu gosto dela!

Beijoos, A Garota do Casaco Roxo

Anúncios

3 comentários sobre “Entrevista Nanda Belém

    • Amanda Ariela março 24, 2013 / 19:32

      Muuuito! Não vejo a hora de ler os livros da Nanda!

      Beijoos e obrigada por comentar!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s