O Meu ATL

ATLBANNER

Dias atrás vi no blog da Ceile, uma coluna chamada ATL – Abandono Temporário de Livros. No caso dela, a justificativa era comprar mais livros do que podia ler, começar a ler um e depois largar porque chegou outro mais legal e que ela tinha mais vontade de ler.

Comigo isso também acontece, mas com menos frequência. Aqui o problema é que eu simplesmente não leio o que estou com vontade de ler e se forço a leitura, acabo demorando 3, 4 vezes mais do que normalmente demoraria e, geralmente, fico com raiva do livro.

Além de que, com a faculdade, tenho que ler mais do que o dobro que eu já lia e apesar de alguns serem excelentes livros-reportagem a maioria é texto teórico, denso e cansativo.

Por isso, automaticamente, ao selecionar as minhas leituras por fora eu procuro livros mais leves e que sejam mais divertidos, para relaxar mesmo. Quando não os encontro, acabo abandonando minhas leituras.

Vamos aos meus ‘’abandonados temporariamente’’?

Em Busca de Um Final Feliz – Katharine Boo

EM BUSCA DE UM FINAL FELIZ 02.inddAssim que o vi na página de vantagens, me interessei. A história parecia incrível e o Pulitzer que a autora recebeu (não com esse livro, mas com uma série de reportagens sobre doentes mentais) fez com que assim que chegasse em casa, eu iniciasse a minha leitura.

Não se enganem pelas minhas palavras, o livro é bom, a história é intrigante e você fica admirado pelas semelhanças com o Brasil mesmo a milhares de quilômetros de distancia. Nesse caso, como uma desculpa tosca de fim de relacionamento, o problema sou eu.

A narrativa é muito descritiva e digamos que as descrições de uma favela não sejam as mais bonitas de ser lida. Os ambientes são tensos e os personagens não podem ser avaliados de uma forma maniqueísta.

Quando tudo o que eu procurava era uma leitura diferente da que estava realizando para a faculdade, não tive escolha se não deixar ‘’Em Busca de Um Final Feliz’’ de lado e partir para procurar algum outro livro.

Esse é um que, definitivamente, vou continuar a ler assim que estiver mais descansada e melhor humorada.

Michelle Obama: A Primeira Dama da Esperança

michelle_obama_bookMinha mãe me deu esse livro no final de 2011, antes de eu ir viajar com o Jovens Embaixadores (digamos que não é um abandono tão temporário assim) e eu ainda não acabei de ler – e nem sei se vou acabar.

Não é por causa da história pessoal da primeira dama americana ou de como ele chegou até onde está. Esse é um dos poucos casos em que a culpa é quase toda, se não integral, do texto.

Totalmente baseado em artigos de jornal, entrevistas com fontes não tão confiáveis e textos, de certa forma, tendenciosos, a história me pareceu ter todo seu potencial reduzido. Talvez, a corrida dos editores americanos pela biografia da futura primeira dama tenha induzido ao texto ruim.

A falta de entrevistas com gente próxima e, principalmente, com a própria Michelle foi o que mais me incomodou. E é isso que faz eu pensar que o meu abandono a biografia de Michelle Obama não seja tão temporário assim.

Talvez, eu pare de ler esta versão, mas isso não impede que daqui a alguns anos tenhamos uma biografia melhor a qual eu, com certeza, dedicarei algumas horas de leitura.

A lista continua e cresce cada vez mais, não é? E vocês, que livros deixaram de ler com a premissa de voltar algum dia?

Beijoos, A Garota do Casaco Roxo

4 comentários sobre “O Meu ATL

  1. Hiago Vinícius 16 de maio de 2013 / 09:25

    O Flaubert e o Guimarães Rosa da minha estante olham e dão risadinhas irônicas…

    Curtir

  2. Triplamente (@Triplamente) 21 de maio de 2013 / 01:39

    ‘Garotas da Fábrica’ de Leslie T. Chang está sendo negligenciado por mim ultimamente. Peguei um montão de coisa p/ ler ao mesmo tempo e este acabou ficando de lado. Acontece.

    ps: Tenho vontade de ler ‘Em busca de um final feliz’, já ouvi gente dizendo é muito bom.
    http://triplamente.blogspot.com.br/

    Curtir

    • Amanda Ariela 11 de junho de 2013 / 19:16

      É sempre assim, né? Quando eu leio mais de um eu reservo um dia e leio um capítulo de cada um. Se não, não rola!

      Taaanto livro, tão pouco tempo! Hahahaha

      Beijos e obrigada por comentar! 🙂

      Curtir

Deixe um comentário