Nome: Um Gato de Rua Chamado Bob – A História da Amizade de um Homem e seu Gato
Autor: James Bowen
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
Preço: R$ 19, 90
Quem me segue no twitter viu que eu estava pedindo indicações de livros leves e divertidos. Tinha acabado de ler ‘’Rota 66’’ do Caco Barcellos para a faculdade e precisava de alguma coisa mais leve para me distrair.
Quando ‘’Um Gato de Rua Chamado Bob’’ chegou em casa, deixei de lado o livro que havia escolhido (There’s No Place Like Here da Cecelia Ahern, que logo aparece aqui no blog) e parti para a leitura.
‘’Londres sempre teve uma grande população de gatos de rua, os quais vagam por aí vivendo de restos de comida e do conforto de estranhos. Quinhentos ou seiscentos anos atrás, lugares como a Rua Gresham, no bairro financeiro, Clerkenwell Grenn e Alameda Drury costumavam ser conhecidos como ‘’ruas de gato’’ e eram tomados por eles. Aqueles vira-latas eram os destroços e os refugos da cidade, andando a esmo e lutando pela sobrevivência a cada dia. Muitos deles eram como aquele laranjinha: criaturas espancadas e quebradas.
Talvez ele tivesse visto em mim uma alma semelhante.
p.19’’
Em 240 páginas acompanhamos a historia de um viciado em recuperação, James Bowen, e sua luta pela sobrevivência e para ficar limpo. Com a ajuda do governo ele consegue um apartamento pequeno e começa a tocar nas ruas de Londres para conseguir dinheiro.
Mais no inicio do livro percebemos que o autor escreve com um tom de revolta. Ele se sente invisível na sociedade e ignorado pelas pessoas que passam e que acreditam que ele seja só mais um pedinte. Se aqui no Brasil isso acontece muito, imagina na Inglaterra, um país onde as pessoas são conhecidas pela frieza?
‘’Os gatos são notoriamente exigentes a respeito de quem eles gostam. Se um gato não gosta do dono, ele sai e encontra outro. Gatos fazem isso o tempo todo. Eles vão embora e passam a viver com outra família. Ver-me com um gato suavizou-me aos olhos das pessoas. Ele me humanizou. Especialmente depois de eu ter sido tão desumanizado. De certa forma, ele estava devolvendo a minha identidade. Eu tinha sido uma não pessoa; e estava me tornando uma pessoa novamente.
p.84’’
A vida de James começa a mudar quando ele encontra um gatinho dentro de seu prédio. Ele decide adotá-lo e chamá-lo de Bob, o gato passa a ser um motivo extra para ele lutar contra o vicio, sobreviver e tentar ser feliz.
Quando Bob decide seguir James até seu trabalho e ficar com ele nas ruas, a vida do ex-viciado começa a mudar. As pessoas começaram a parar para falar com ele sobre o gato e, até mesmo, para ouvir sua musica. Ele começou a ganhar mais dinheiro e a se apegar cada vez mais ao gato, que chegou a ficar famoso na internet.
Não é exagero quando James diz que Bob mudou sua vida.
‘’Era um imenso prazer ter tão boa companhia, tão grande companheiro. Mas, de alguma forma, senti como se houvesse recebido uma oportunidade para voltar aos trilhos.
p.83’’
Os dois se tornam imbatíveis e criam uma amizade profunda. É o desenrolar dessa relação e a recuperação de James que acompanhamos na historia de ‘’Um Gato de Rua Chamado Bob’’.
A história é encantadora, não tem como não criar simpatia pelo musico, seu gatinho e sua luta contra as drogas. Algumas vezes a narrativa se tornava um pouco pesada com as partes em que ele retratava o vicio, mas nada que durasse muito.
É um livro de não-ficção e apesar de não ter muito estudo, James Bowen conseguiu levar a trama muito bem. Engana-se quem pensa que esse livro é mais um ‘’Marley e Eu’’, a narrativa me deixou assustada algumas vezes, mas nada que chegasse a ponto de me desesperar e fazer chorar copiosamente. Para nossa alegria o livro não acaba com a morte de Bob, então se você é como eu (não muito fã de livros que fazem chorar) garanto que ‘’Um Gato de Rua Chamado Bob’’ vai te agradar.
Recomendo para todos aqueles que gostam de gatos e que sabem que bichinhos podem sim ser nossos melhores amigos.
Dei uma pesquisada e o Daily Mail noticiou em Novembro do ano passado que as chances de ‘’Um Gato de Rua Chamado Bob’’ virarem filme são grandes. O livro foi produzido pela produtora britânica de ‘’Marley e Eu’’ e eles planejam também uma versão da historia para crianças e uma continuação.
Beijoos, A Garota do Casaco Roxo
P.S: Se você gostou de ‘’Um Gato de Rua Chamado Bob’’ e quer algo no mesmo estilo, sugiro que leiam ‘’Dewey – Um Gato entre Livros’’ que conta a historia de uma biblioteca cujo morador mais ilustre não era um livro raro, mas sim um gato. O livro é bem interessante e não tem como não se apaixonar por ele, só que diferente da historia de James Bowen esse aqui é triste, bem triste.
Awn, você já recebeu o Um Gato de Rua Chamado Bob! *-* Estou louca para que cheguem meus kits da NC logo, quero muito ler este livro! Amo gatos, e pelo jeito a história deste livro é muito bonita… e que bom que não tem final triste, né?
Bjus, ótima resenha!
Paty Algayer – http://www.magicaliteraria.com/
CurtirCurtir
Recebi, o resto ainda falta chegar, acredita? Preciso falar com eles! Hahahahaha
Beijos e obrigada por comentar! Fico feliz que tenha gostado da resenha!
CurtirCurtir