Jardim de Inverno – Kristin Hannah

26 jul

Jardim de Inverno curvas.inddNome: Jardim de Inverno

Autora: Kristin Hannah

Editora: Novo Conceito

Páginas: 415

Preço: R$ 29, 90

‘’Jardim de Inverno’’ conta a historia de Meredith e Nina, duas crianças que fazem de tudo para agradar sua mãe e conseguir um pouco de atenção e amor, mas que só recebem frieza em troca. O pai faz de tudo para que as filhas recebam amor e carinho e tenta fazer com que elas sejam um pouco compreensivas com a mãe, já que ele acredita que por ela não ter recebido isso quando pequena, não tinha como ela retribuir.

Os anos passam e o inevitável afastamento das ‘’crianças’’ de sua mãe acontece. Nina se torna uma fotografa premiada que viaja o mundo tirando fotos de zonas de guerra. Meredith permanece na cidade, mas agora tem sua própria família e é ela que cuida dos negócios que o pai fundou e ergueu com suas próprias mãos.

Tudo começa a mudar quando o pai fica muito doente e, como seu ultimo desejo em vida, pede para que sua esposa conte a historia de sua vida para as filhas e pede a elas que sejam pacientes e ouçam tudo com atenção. No começo, Anya, a mãe, não consegue lidar com a perda de seu marido e as meninas tem que fazer de tudo para ajudar alguém que nem sempre fez de tudo para ajudá-las.

Depois de muita insistência, Anya inicia a sua historia e a narrativa da autora transporta o leitor até a Rússia do período entre guerras, a Segunda Guerra Mundial e o inverno do Alasca.

Intercalando capítulos do passado da mãe, com os capítulos do presente de Meredith e Nina (que além de lidar com a perda do pai também tem que lidar com problemas em seus relacionamentos) nos envolvemos com uma historia de amor, perdas, lutas, relacionamentos, miséria e medo.

Quanto mais Anya revela de seu passado, mais Nina e Meredith (e nós) querem saber. Aos poucos, descobrimos pequenos detalhes e grandes acontecimentos que marcaram a vida da mãe e que justificam todo o seu comportamento nos dias atuais.

Comecei ‘’Jardim de Inverno’’ despretensiosamente e sem expectativa alguma, do jeito que eu gosto. Sem perceber, o livro me envolveu de uma forma que quanto mais eu lia, mais eu queria ler. As 415 páginas que ele tem foram vencidas facilmente, e deixaram em mim, um gostinho de ‘’quero mais’’.

É impossível não se fascinar com essa historia de redenção, amor e, principalmente, de descoberta, não só familiar, mas também pessoal de cada uma das personagens. ‘’Jardim de Inverno’’ faz você chorar, rir e também te leva a uma reflexão daquelas que só conseguem acontecer quando a leitura te marcou muito.

’Elas seriam sempre uma família, mas se havia aprendido alguma coisa nas ultimas semanas, era que uma família não é algo estático. As mudanças ocorriam o tempo todo. Como com os continentes, as mudanças, às vezes, eram invisíveis e subterrâneas, outras vezes, explosivas e mortais. O truque era manter o equilíbrio. Não era possível controlar a direção em que a família seguia, assim como não era possível impedir que a plataforma continental se rompesse. Tudo que se podia fazer era seguir com a maré.

p. 352’’

‘’Jardim de Inverno’’ é um livro perfeito para o clima dos últimos dias. Também acho que qualquer mãe ou avó iria se apaixonar por essa historia cheia de descobertas e reviravoltas. É, definitivamente, um dos livros mais emocionantes que li.

Beeijos, A Garota do Casaco Roxo

6 Respostas to “Jardim de Inverno – Kristin Hannah”

  1. Pah 2013/07/27 às 1:45 pm #

    Achei a capa desse livro tao bonita, mas não me interessei muito por ele não, na verdade não costumo ler livros mais dramáticos, gosto, só não leio muito

    bjo
    Pah

    • Amanda Ariela 2013/07/30 às 12:59 pm #

      Ele é bom, a história te prende, mas o final é um bocado exagerado! Uheuhuhehue

      Acho que você não vai gostar muito dele não! :p

      Beeijos e obrigada por comentar!

  2. Kika vox 2013/08/13 às 9:28 pm #

    Só li um unico livro dessa autora “entre irmãs” fiz muita propaganda do livro porque me apaixonei pela historia.
    Seria digno de um filme se eles como sempre não estragasse as historias.

    • Amanda Ariela 2013/08/14 às 6:27 pm #

      Cê viu meu post sobre livros que deveriam virar filme? Acho que esse daria um ótimo!

      A questão é dar um voto de confiança no cinema também, né? Iuuhiehiuhuoehoue

      Beeeijos!

  3. Dommingas Lima 2016/06/28 às 1:21 pm #

    Linda história achei muito interessante

Trackbacks/Pingbacks

  1. Livros para ler e esquecer que está calor lá fora | - 2014/01/13

    […] Jardim de Inverno – Kristin Hannah […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: