Filmes que você NÃO sabia que eram baseados em livros

14 ago

Esse é o negativo da minha ultima lista, para lê-la, clique aqui.

Pesquisei alguns filmes que eram baseados em livros e acabei descobrindo verdadeiras perolas! Alguns filmes aqui listados são realmente muito bons (digo alguns, porque não vi todos que estão nessa lista) e isso faz com que eu ache que os livros devem ser sensacionais.

Ultimamente, livros que vão virar filme acabam sendo lançados ou relançados com o objetivo de pegar carona no sucesso das telinhas. Acredito eu que isso não tenha acontecido com os filmes aqui listados já que a maioria infelizmente não tem uma versão em português publicada aqui.

Muito Bem Acompanhada – Asking For Trouble

image[1]

‘’Muito Bem Acompanhada’’ é um dos meus filmes favoritos de comédia romântica e o livro no qual ele foi baseado, ‘’Asking for Trouble’’ acabou virando um dos meus chick-lits favoritos. O filme conta a história de Kat, uma mulher que levou um fora de seu namorado quando todo mundo achava que os dois iam casar. Agora ela vai ter que ir ao casamento de sua irmã mais nova, onde seu ex vai estar presente, e para provar que ela está bem e fazer com que ele se arrependa de ter terminado o relacionamento, Kat contrata um prostituto para fingir ser seu namorado. Dei uma sorte do caramba e consegui comprá-lo. É um daqueles raros casos em que tanto o livro quanto o filme são ótimos.

Duro de Matar – Nothing Lasts Forever

image[2]

‘’Nothing Lasts Forever’’ deu origem ao filme de 1988 estrelando Bruce Willis, ‘’Duro de Matar’’. O livro de Roderick Thorp é a continuação de ‘’O Detetive’’, que também virou filme, só que em 1966 e estrelando Frank Sinatra. Apesar de ambos serem do mesmo autor e transformados em filme posteriormente, ‘’O Detetive’’ e ‘’Duro de Matar’’ não são sequencias.  Segundo as resenhas que li, o filme foi bem fiel ao livro e o autor teve mais textos adaptados ao cinema.

Forrest Gump: O Contador de Histórias – Forrest Gump

image[3]

Não foi tão surpreendente descobrir que ‘’Forrest Gump: O Contador de Histórias’’ foi baseado em um livro, mesmo assim, tenho que admitir que nunca o vi em uma livraria. Do autor Winston Groom, ‘’Forrest Gump’’ foi publicado originalmente em 1986 e vendeu 30.000 copias antes de se tornar um filme em 1994. Segundo as resenhas que eu li, o livro tem diferenças gritantes da versão estrelada por Tom Hanks e algumas partes da personalidade, além de uma experiência na NASA e outras carreiras de Forrest foram completamente omitidas pelos roteiristas do filme.

 ‘’Forrest Gump:O Contador de Histórias’’ foi publicado no Brasil pela editora Rocco.

Menina de Ouro – Menina de Ouro

image

Antes de ser um sucesso no cinema e, posteriormente, nas livrarias, ‘’Menina de Ouro’’ se chamava ‘’Ropes Burn’’ (Cordas Queimam) e seu autor,Jerry Boyd usando o pseudomino de  F. X. Toole morreu sem fazer sucesso como escritor ou treinador de boxe. Jerry escreveu uma serie de historias sobre boxeadores e treinadores e passou 40 anos tentando vender os direitos de seu livro para editoras. Isso até que Clint Eastwood o descobriu, comprou os direitos do livro e o transformou em um sucesso vencedor de Oscars que me fez chorar até soluçar.

Diferente da maioria dos livros dessa lista, ‘’Menina de Ouro’’ foi publicado aqui no Brasil pela Geração Editorial.

Zodíaco – Zodíaco

image[5]

Nunca consigo acabar de ver ‘’Zodíaco’’ porque sempre acabava com medo demais para ver até o final. Sabia que o filme era baseado em uma série de assassinatos que ocorreram em São Francisco, no final de 1960 e começo de 1970. O assassino enviava cartas codificadas e textos que ele escrevia para o jornal The San Franscico Chronicle e exigia que os publicassem.  Robert Graysmith, autor do livro, trabalhava de cartunista no Chronicle na época dos assassinatos e estudou de perto todos os casos. A adaptação aos cinemas de 2007, segundo as resenhas que li, tem pouco a ver com o livro de Graysmith.

‘’Zodíaco’’ foi publicado no Brasil pela Novo Conceito.

Sob o Sol da Toscana – Sob o Sol da Toscana

image[6]

‘’Sob o Sol da Toscana’’ é o tipo de filme que passa sempre na televisão e que eu NUNCA consigo ver inteiro. Ele conta a historia de uma mulher que após seu divorcio decide se mudar para a Toscana, comprar e restaurar uma verdadeira Villa e se mudar para lá. Tem uns toquezinhos de romance e alguns italianos lindos (quer filme mais perfeito que esse?). Além de ser um filme baseado em um livro, ‘’Sob o Sol da Toscana’’ é a historia real da autora, Frances Meyes. Acredito que o filme não seja muito fiel ao livro, já que li ‘’Todos os Dias da Toscana’’ (uma espécie de continuação do livro) e não achei a historia tão envolvente e fofa como a dos cinemas.

‘Sob o Sol da Toscana’’ foi publicado no Brasil pela editora Rocco, mas existe uma versão da LP&M Pocket também.

Sexta Feira Muito Louca – Freaky Friday

image[7]

O filme que conta a história de mãe e filha que trocam de corpo tem uma historia mais velha do que eu. ‘’Freaky Friday’’ da autora Mary Rodgers foi publicado originalmente em 1972 e, segundo alguns sites, teve como inspiração outro livro de 1882 chamado ‘’’Vice Versa’’ de F. Anstey, no qual os protagonistas são pai e filho. Além da versão de 2003 estrelada por Lindsay Lohan e Jamie Lee Curtis, ‘’Freaky Friday’’ teve uma versão em 1976 com Barbara Harris e Jodie Foster e outra em 1995 com Shelley Long e Gaby Hoffman. Pesquisei, mas infelizmente não encontrei uma versão do livro em português. Acho que deve ser um YA legalzinho, apesar de ser classificado como ‘‘children’s book’’ (livros de criança) por sua editora americana, a Harper Collins.

Como Perder um Homem em 10 Dias – How to Lose a Guy in 10 Days

image[8]

O filme é outra daquelas comédias românticas para ver no sábado de manhã. Escrito por Michelle Alexander e Jeannie Long, o livro é, na verdade, uma historia em quadrinhos. E, pelas resenhas no Goodreads (porque é obvio que ele não tem uma versão em português), o livro não tem uma historia de fundo como no filme e não passa de um guia de ‘’o que fazer’’ e ‘’o que não fazer’’. Muitas pessoas que resenharam o livro acham que ver o filme é mais legal. Isso é uma pena porque eu acho que ‘’Como Perder Um Homem em 10 Dias’’ daria um chick-lit bem fofo.

Legalmente Loira – Legally Blonde

image[9]

‘’Legalmente Loira’’ foi baseado no livro de mesmo nome da autora Amanda Brown. Pelas resenhas que li, o filme é muito fiel ao livro (acredito eu muda só a faculdade em que os personagens vão estudar), mas mesmo assim, a maioria delas também diz que esse é um dos raros casos em que o filme é melhor que o livro. Como ele não foi publicado aqui no Brasil e eu ache difícil que vá ter a mesma sorte que tive com ‘’Asking For Trouble’’ tão cedo, a dúvida fica no ar.

Chocolate – Chocolate

image[10]

‘’Chocolate’’ é um dos meus filmes favoritos. Conta a historia de uma mulher que abre uma chocolateria, na frente da igreja em uma cidadezinha na França em plena Quaresma. O livro é originalmente inglês e foi escrito pela autora Joanne Harris. A adaptação foi feita no ano 2000 e tem Johnny Depp como um dos atores. As resenhas que li falam muito bem da prosa da autora e que o livro é muito melhor que o filme (como sempre). Só não sei se eu trocaria as imagens de chocolate do filme, por uma simples descrição do livro.

‘’Chocolate’’foi publicado no Brasil pela editora Record, mas não consegui encontrar ele em quase nenhuma das livrarias online. Acho que tá na hora de imprimirem mais exemplares!

O Colecionador de Ossos – O Colecionador de Ossos

image[11]

Já faz um tempinho que li o livro, mas lembro que gostei e achei infinitamente melhor que o filme. Esse é daqueles de suspense e investigação que te deixam com os pelos da nuca de pé e tentando descobrir quem é o assassino antes mesmo dos detetives. O autor do livro é Jeffrey Deaver e ele foi publicado aqui no Brasil pela editora Record. ‘’O Colecionador de Ossos’’ é o primeiro livro da série de Lincoln Rhyme.

Espero que tenham gostado da lista!

Beijoos, A Garota do Casaco Roxo

Anúncios

4 Respostas to “Filmes que você NÃO sabia que eram baseados em livros”

  1. Pah 2013/08/14 às 10:31 am #

    Alguns desses eu já sabia, mas um que não fazia a mínima ideia era o Muito Bem Acompanhada, já vi o filme mas não sabia do livro…

    Pah – Lendo e Escrevendo

    • Amanda Ariela 2013/08/14 às 6:25 pm #

      Sério que tu não sabia? :O

      Eu falei bastante dele aqui no blog porque foi A descoberta do ano! Acho que tu ia adorar o livro! Hehehhe

      Beeeijos!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Filmes que Vi #10 | - 2013/10/04

    […] falei desse filme varias vezes aqui. E sempre deixei claro que nunca tinha visto-o do começo ao fim, por isso, quando vi na televisão […]

  2. Os posts que mais gostei de escrever | - 2016/04/06

    […] 1 – Filmes que você não sabia que eram baseados em livros […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: