O Livro das Princesas – Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza

Princesas_Capa 08CNome:  O Livro das Princesas

Autoras: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate, Patrícia Barboza

Editora: Galera Record

Páginas: 287

Preço: R$ 30, 00

‘’O Livro das Princesas’’ é um livro de contos de fadas revisitados. Cada uma das 4 autoras recebeu um conto de fadas e uma missão: transformá-los em historias fofas contemporâneas e que nos façam suspirar.

Meg Cabot ficou responsável pela ‘’Bela e a Fera’’, que ela transformou em ‘’A Modelo e o Monstro’’. A história dela é bem legalzinha, acho que esperava um conflito maior e umas discussões mais acaloradas, mas acredito que a autora se limitou um pouco justamente por ser um conto (o que penso ser meio bobo, já que o conto da Paula Pimenta tinha quase o dobro do tamanho da maioria. E isso não foi uma reclamação).

Paula Pimenta recebeu a historia da Cinderela, que ela chamou de ‘’Princesa Pop’’. Com direito a irmãs e madrasta malvada, bailes, DJs e músicos gatos, o conto lembrou muito aqueles filmes da Disney que não admitimos, mas adoramos assistir!  Como disse no parágrafo anterior, essa é a maior história do livro e acho que esse número de paginas permitiu que ela desenvolvesse a melhor trama e tudo ficasse mais envolvente.

‘’Eclipse do Unicórnio’’ é o conto de Lauren Kate e é uma revisitação à história da Bela Adormecida. Não li ‘’Fallen’, mas achei a escrita da autora (baseado só no conto, então acho que não conta muito) um pouco confusa. A história dela foi muito esquisita e em alguns momentos não pude deixar de parar de ler para franzir minhas sobrancelhas . Foi o único conto que não seguiu a ideia de trazer essas histórias para os dias de hoje, no caso, ela misturou passado e presente e não ficou bonito.

Por esse livro estar focado em pré-adolescentes, não sei a maioria das meninas vai gostar desse conto A menininha de 12 anos dentro de mim não gostou e torceu o nariz. Várias vezes.

‘’Do Alto da Torre’’ foi a versão de Patrícia Barboza para o conto da Rapunzel. A história se passa no Rio de Janeiro e é bem brasileira, com direito a canal no Youtube e show de talentos na escola! Achei o conto mais juvenil do livro, mas ao mesmo tempo achei ele tão fofo e tão doce que acredito que consiga agradar todo mundo! Fora que a justificativa para a Camila – ‘’Rapunzel’’ ter seus cabelos compridos (em pleno calor carioca) é a melhor!

‘’ –Ah, uma princesa sem frescura! – Ela levantou e começou a rodopiar pela sala. – Que corre atrás do que ela quer. Que é decidida e destemida. Desistir dos sonhos por causa do suposto príncipe, para poder ficar com ele? Princesas modernas nunca fazem isso! Se o príncipe quiser acompanhá-la e dar todo o apoio, ótimo. Até porque, se ele não entender as necessidades da princesa, não é príncipe, mas um tremendo de um sapo. E nada de chorar! O mundo é grande e cheio de gente para se gastar tempo chorando por causa de uma única pessoa. Aposto que tem um monte de gente lá fora doida para conhecer uma princesa assim. Já que clichê é a palavra do dia, vou repetir uma frase da internet: ‘’Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim que elas virão até você’’

p. 253 – Trechinho de ‘’Do Alto da Torre’’.

No final, acho que ‘’O Livro das Princesas’’ foi uma daquelas leituras leves e relaxantes, que todo mundo precisa de vez em quando!  Fora que a capa é muito fofa! Também acho que os contos brasileiros foram os melhores (e olha que para mim é Deus no céu e Meg Cabot na Terra) e deram um show, acho que isso só vai atrair ainda mais leitores para a Patrícia Barboza e para a Paula Pimenta!

Recomendo para todas as garotas, de todas as idades, que um dia desejaram ser princesas!

Beijoos, A Garota do Casaco Roxo

Deixe um comentário