Girl With a Pearl Earring – Tracy Chevalier

18 nov

girl_with_a_pearl_earringNome: Girl With a Pearl Earring

Autora:Tracy Chevalier

Editora: Plume/Penguin

Idioma: Inglês (Se você não lê em inglês, ‘’Moça com Brinco de Pérola’’ foi lançado aqui no Brasil pela editora Bertrand Brasil. Infelizmente, na maioria dos sites ele não está disponível.).

Páginas: 233

Preço: R$ 42, 30

Holanda, 1665.  A família de Griet enfrenta sérias dificuldades financeiras desde que o pai, que trabalhava como pintor de azulejos, perde a visão em um acidente de trabalho. Para ajudar no sustento de sua mãe, sua irmã e de seu irmão, que estuda o mesmo oficio do pai em uma fábrica longe de casa, Griet começa a trabalhar como empregada doméstica na casa dos Vermeer.

Lavando a roupa de quase 10 pessoas e tendo que conviver com o olhar esnobe de sua patroa, Catharina, Griet se sente cada vez mais cansada e aborrecida. Maria Thins, mãe da dona da casa – e a pessoa que verdadeiramente cuida do lar, já que Catharina não gosta muito de fazer as tarefas domésticas e está grávida de seu 9º filho-, é a única que a compreende e, quando percebe o cuidado com a limpeza da menina, lhe dá a tarefa de limpar o estúdio do célebre pintor Johannes Vermeer, sabendo que ela terá que deixar tudo exatamente no mesmo lugar.

Vermeer, por sua vez, começa a se interessar cada vez mais pela menina e começa a instruí-la para tornar-se sua ajudante, deixando Catharina muito, muito irritada. Até que um dia, depois de uma promessa a um mercador de artes, Vermeer começa a pintar Griet e a imortalizá-la como um dos quadros com olhar mais marcante já visto.

‘’The baker’s daughter stands in a bright corner by a window’’, I began patiently. ‘’She is facing us, but is looking out the window down to her right. She is wearing a yellow and black fitted bodice of silk and velvet, a dark blue skirt, and a white cap that hangs down in two points below her chin.’’

‘’As you wear yours?’’ My father asked. He had never asked this before. Though I had described the cap the same way each time.

‘’Yes, like mine. When you look at the cap long enough,’’ I added hurriedly, ‘’you see that he has not really painted it white, but blue, and violet, and yellow.

‘’But it’s a white cap, you said.’’

‘’Yes, that’s what is so strange. It’s painted many colors, but when you look at it, you think it’s white’’

p. 104’’

‘’Girl With a Pearl Earring’’ foi uma leitura diferente e, de certa forma, enigmática. Apesar de estar em inglês, li ele em praticamente dois dias e me senti envolvida pela atmosfera fria, mas calorosa ao mesmo tempo da narrativa. As descrições são realmente incríveis e você até estranha olhar pela janela e não ver os canais holandeses e as ruas de paralelepípedo.

Percebemos durante a leitura que Griet é um personagem com muita profundidade, ela não é só aquela que aceita tudo o que os seus chefes mandam e, até mesmo, as cantadas do filho do açougueiro, ela tem suas crenças pessoais e ultrapassa a maioria ao simplesmente aceitar ajudar Vermeer. As coisas ficam ainda mais confusas quando ela aceita posar para o pintor. Ele a fascina, a interessa e faz com que ela se sinta especial – e esse sentimento, pelo que parece, já que vemos tudo pelo ponto de vista dela, é recíproco-. Mas ela sabe que se ficar junto com ele, estará arruinada para sempre.

É impossível não querer um final feliz, ou que Griet não faça nenhuma besteira. É impossível gostar da Catharina e quanto mais sabe-se sobre ela (Griet é uma empregada discreta então só descobrimos a resposta para alguns comportamentos durante a narrativa) mais a desprezamos e Maria Thins é outro personagem enigmático, daqueles que você odeia as atitudes, mas acaba compreendendo o porquê delas.

Quanto ao nível de inglês, recomendo o intermediário. Ele é fácil de acompanhar (tanto que eu o li rapidamente, um recorde), mas ao mesmo tempo possui passagens e expressões que podem tornar a leitura chata para quem ainda não tem certa fluência.

‘’Girl With a Pearl Earring’’ virou filme em 2003 com Scarlet Johanssen e Colin Firth. Eu, infelizmente, ainda não tive a oportunidade de vê-lo, mas espero que tenham mantido certa fidelidade a história. O final e como tudo se desenrolou só tornam o livro ainda mais especial. Se estiver procurando por um conto de fadas cheio de borboletas e flores, este não é um livro para você.

Acho que por misturar a realidade e a ficção e por ter uma narrativa diferente das que eu normalmente leio (Ele me lembrou ‘’Chocolat’’, de certa forma), ‘’Girl With a Pearl Earring’’ entra na minha lista de leituras favoritas do ano. Recomendo.

Trailer do filme:

Beeijos, A Garota do Casaco Roxo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: