Como Água para Chocolate – Laura Esquivel

24 fev

imageNome: Como Água para Chocolate 

Autora: Laura Esquivel

Editora: Martins Fontes

Páginas: 205

Eu gosto de livros que invadem os meus sentidos e os meus sentimentos. Gosto de livros que me envolvam de tal forma que, se alguém me chamar ou me interromper durante a leitura, eu vou me assustar ao perceber que não estou dentro da história. Gosto de livros que me deixam com fome, que me encantam com os cheiros, com os aromas e com os gostos e “Como Água para Chocolate” é um desses livros.

Tita é apaixonada por Pedro desde criança, mas, em sua família, existe uma lenda, uma tradição que diz que a filha mais nova deve permanecer solteira, para cuidar da mãe quando ela ficar velhinha. Por isso, quando Pedro decide pedir Tita em casamento para a matriarca da família, ela recusa e oferece a Pedro sua outra filha, Rosaura. Em um ato que geraria vários “???”se fosse realizado nesse século, Pedro aceita, com a desculpa de que se casar com Rosaura é a única forma de ficar próximo de sua verdadeira amada.

Tita nasceu em uma cozinha e é lá que ela passa boa parte de seus dias, cozinhando para agradar a mãe e é através da comida de Tita que ela se comunica com Pedro, já que Rosaura, sua irmã, morre de ciúmes dos dois. Em ocasiões, aqueles que comem sua comida sentem muita vontade de chorar, outras vezes eles sentem vontade de fazer coisas picantes, tudo pelo tempero de Tita.

O livro segue contando a história desse amor impossível e com aquela mágica e aqueles toques de surrealismo que só os autores latino americanos tem. É uma história fascinante, ainda que um pouco triste.

image

O filme baseado no livro foi produzido no México e lançado ao público em 1992. Também é muito bom, mas além da história maravilhosa, o que me encanta em “Como Água para Chocolate” são as descrições e estas, infelizmente, não permanecem tão poéticas no filme.

Recomendo para quem quiser sair da rotina de leitura de livros de autores americanos e quer uma coisa mais “caliente”, com uma leitura rápida, mas recheada de amor, sedução e tempero. Definitivamente, um dos meus livros favoritos.

Beijoos, A Garota do Casaco Roxo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: