The Art of Racing in the Rain – Garth Stein

16 mar

racing-in-the-rain

Nome: The Art of Racing in the Rain

Autor: Garth Stein

Editora: HarperCollins

Páginas: 321

Idioma: Inglês Intermediário

“The Art of Racing in the Rain” foi publicado no Brasil pela editora Ediouro, com o título “A Arte de Correr na Chuva” e é um livro destruidor.

Se em matéria de livros sobre gatos pensamos logo em “Um Gato de Rua Chamado Bob” em matéria de livros de cachorro pensamos em “Marley e Eu?”, certo? Errado. De agora em diante vou pensar só em “The Art of Racing in the Rain”, que seja por ser ficção, seja por ter mais alma e originalidade, vai te deixar no chão de tanto chorar e você vai querer mais.

Narrado do ponto de vista de Enzo, o cachorro, o livro conta os altos e baixos da vida de Denny, um homem que trabalha em uma oficina mecânica, mas cujo sonho mesmo é ser um piloto de corridas. Enzo adora assistir TV e quer, na próxima encarnação, se tornar um homem, por isso ele não cheira o bumbum dos outros cachorros nem late para eles na rua. Denny se casa, tem uma filha, sua esposa morre e sua vida vai entrando numa espiral descendente terrível, mas sem que o personagem perca seu brilho, pelo contrário, a admiração do leitor por ele só aumenta. É como se víssemos e sentíssemos por ele as mesmas coisas que o cachorro sente, como num espelho. 

Provavelmente, este será o último livro com animais de estimação que eu lerei na vida. Escolhi ler “The Art of Racing in the Rain” quando minha gata, Jujuba, estava bem doentinha. Ela faleceu poucos dias depois e, apesar deste ser um livro bom, a memória dele sempre será associada com a memória da perda da minha primeira gatinha. 

O livro cai em alguns momentos clichês, mas que são facilmente superados pelas maneiras criativas encontradas pela narração do cachorro, que em momentos parece uma criança escrevendo e falando, com uma linguagem toda especial. O epílogo dele vai te destruir e te deixar no chão, de tão lindo.

Quem gosta de corrida e ainda mantém viva a memória do Ayrton Senna também vai adorar esse livro. Recomendo para todo mundo que gosta de animais e que quer um romance que não foque em relacionamentos, só em uma boa amizade. 

Beeijos, A Garota do Casaco Roxo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: