E se? – Randall Munroe

20 abr

e se

Nome: E se? Respostas Científicas para Perguntas Absurdas

Autor: Randall Munroe

Editora: Cia. das Letras

Páginas: 328

Eu sempre gostei de ciências, embora sempre tivesse muitas dificuldades na hora de fazer exercícios. Os únicos exercícios que gostava de fazer eram os de estequiometria, em química. Pegava listas de exercício com 30, 40 equações para balancear, ligava a televisão em “Todo Mundo Odeia o Cris” e assim iam minhas tardes (ah, que saudades…). Mesmo assim, eu gostava bem mais de teoria, de experimentos, de ouvir as histórias dos cientistas e dos raciocínios que eles empreenderam para chegar na sua teoria.

Tanto que, um dos meus programas favoritos sempre foi MythBusters: Caçadores de Mitos (chateada que cancelaram ele no ano passado). Por isso, quando li uma resenha desse livro, não tive escolhe senão lê-lo.

“E se?”, escrito por um cara que trabalhou na NASA construindo robôs, originou-se de um blog o xkcd.com, onde o autor respondia perguntas absurdas de seus leitores utilizando quadrinhos, contas matemáticas e raciocínio lógico (o último post do blog procurava calcular se um pássaro conseguiria entregar pizzas e que tipo de pássaro seria esse, é bem bizarro, mas eu adoro).

O livro compila os melhores posts do blog, como “E se você tentasse rebater uma bola de beiseball arremessada a 90% da velocidade da luz?” ; “E se eu fosse nadar numa típica piscina de armazenamento de combustível nuclear usado? Eu precisaria mergulhar para ter uma dose fatal de radiação? Por quanto tempo eu ficaria seguro na superfície?”; “E se, de repente, a Terra e todos os objetos no solo parassem de girar, mas a atmosfera mantivesse sua velocidade?” e “E se você fizesse uma tabela periódica de tijolos em forma de cubo, sendo cada tijolo composto pelo elemento correspondente?”. O legal é que boa parte das perguntas tem uma resposta simples e direta e depois vai se desenvolvendo e ganhando uma escala maior, até que tudo o que resta é o caos no universo e um leitor mais esclarecido.

O autor também coloca as perguntas mais bizarras (e preocupantes) que já recebeu no blog, como, por exemplo, “Seria possível deixar os dentes em uma temperatura tão baixa que eles se estilhaçariam ao tomar uma xícara de café quente?” ou “Com o conhecimento e os recursos atuais, seria possível criar uma nova estrela?”.

O único defeito que eu encontrei aconteceu por eu ter lido o livro no Kindle. Os quadrinhos costumam ser a parte mais engraçadas do blog do Randall e ás vezes eu não conseguia dar zoom ou vê-los com maior detalhe. Ponto negativo para o e-book.

Mas, se você é fã de revistas como a “Mundo Estranho” (mais saudades…) e a “Superinteressante”, ou de programas como o “MythBusters: Caçadores de Mitos” e a série “Cosmos”, apresentada pelo físico Neil DeGrasse Tyson, vai adorar a leitura e querer enviar várias perguntas para Randall.

Se você tem medo de que não vai entender as respostas ou a lógica toda ou tem nojinho de física, acredite em mim, eu sou de humanas e adorei a leitura! Você vai conseguir entender tudo direitinho sem precisar queimar muitos neurônios!

Beeijos, A Garota do Casaco Roxo

PS: para ler o blog do Randall, em inglês, clique aqui.

Uma resposta to “E se? – Randall Munroe”

Trackbacks/Pingbacks

  1. O Mundo das Múmias – Heather Pringle | - 2016/07/06

    […] são um dos meus guilty pleasures! Já resenhei livros científicos e engraçadinhos como o “E Se?” e o “Stiff: The Curious Life of Human […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: