The Secret Diary of Lizzie Bennet – Bernie Su e Kate Rorick

10 ago

SDofLBDCover

Nome: The Secret Diary of Lizzie Bennet
Autores: Bernie Su e Kate Rorick
Editora: Touchstone
Páginas: 400
Idioma: Inglês intermediário

escrevi no blog sobre o quão obcecada fiquei com o seriado do Youtube “The Lizzie Bennet Diaries”. A websérie acabou, mas as amizades que eu fiz através dele continuam até hoje. De tanto que me impactou, não seria estranho saber que TLDB (só pros íntimos) gerou umas anedotas curiosas na minha vida, no mínimo.

Certo dia, eu estava no twitter quando Kate Rorick, uma das roteiristas da série, pediu ajuda de alguém que falasse português. Como eu não tinha nada para fazer, me ofereci. Turns out que Kate Rorick escreve romances históricos maravilhosos sob o pseudônimo Kate Noble. Em um de seus livros, o personagem principal solta umas frases aqui e lá em português, e ela queria que eu fizesse uma tradução correta delas e enviasse áudios de como elas soariam se faladas por um nativo.

Em troca desse “servicinho” – honestamente, eu estava tão empolgada em conversar com ela que teria feito sem receber nada – Kate me enviou dois de seus romances históricos, um monte de coisinhas fofas de TLDB e  uma cópia de “The Secret Diary of Lizzie Bennet”, que tinha acabado de ser lançado e que eu não tinha esperanças de ter em tão pouco tempo.

8870791

Minha reação quando o carteiro chegou com o pacote que ela me enviou.

Se você tem vivido embaixo de uma pedra nos últimos dois anos, The Lizzie Bennet Diaries é uma adaptação moderna, em formato transmídia, de Orgulho e Preconceito. Lizzie conta sua história através de vlogs semanais, que ela deve gravar durante um ano para finalmente conseguir seu mestrado em comunicação.

Tem a mãe que quer casá-la logo, o Sr. Bennet que gosta de trenzinhos, a irmã Lydia, que é bem reckless, Jane, a irmã fofa e que estuda moda, o médico Bing Lee, sua irmã Caroline e William Darcy, um jovem que tem enriquecido muito com negócios na área de tecnologia. Os outros personagens também são maravilhosos e a série tem uma diversidade de personalidades e racial que deixa qualquer produtor cultural encantado.

Basicamente, é maravilhoso. E se você amou a websérie, vai amar ainda mais o livro.

9699169

Funcionando exatamente no modelo de transmídia que aprendi no último semestre da faculdade, o livro é um complemento a aquilo que está nos vídeos. Os pontos abordados da história são os mesmos, mas com mais profundidade e informações adicionais, que vem em dois gumes, porque, por ser o diário de Lizzie, a gente fica sabendo só do ponto de vista dela, sem ter a opção de recorrer aos vídeos, tweets e posts no Facebook dos outros personagens.

O diário de Lizzie também tem o grande poder de ter cenas que não aconteceram na frente da câmera, ou seja, que ficaram de fora da série. Por exemplo, logo no começo dos vídeos ela menciona uma festa de passagem e, no livro, a gente acaba vendo todas as cenas que aconteceram durante a festa.

Dessas cenas do diário, a que mais me marcou foi uma que rola depois de todo o bafafá do clímax da série. Basicamente, Darcy olha para Lizzie e diz: “Come to bed, Lizzie”. E ela vai. E eu fico desmaiada porque isso não está na série – nem teria lugar, na verdade-, mas dá um baita complemento, em 4 palavras, a todo o relacionamento deles. 

Além disso, o livro dá uma grande profundidade à Lizzie. Ela deixa de ser aquele personagem dos vídeos e passa a ser um personagem com pensamentos e sentimentos mais explícitos. Se no vlog a gente acha que entende pelo que ela tá passando e aquilo que ela está pensando, no diário a gente tem mais certeza das coisas, consegue sentir mais empatia e se envolver mais com toda a história.

Comecei a assistir a websérie quando estava no episódio 60, mais ou menos. Eu esperava ansiosamente pelas tardes de quarta feira, para receber um vídeo novo e saber o que acontecia no mundo da Lizzie. Depois de ler o livro e saber alguns bastidores da história, eu não tive escolha se não voltar ao Youtube e rever todos os vídeos – de novo e de novo.

“The Secret Diary of Lizzie Bennet” foi lançado em português como “O Diário Secreto de Lizzie Bennet”, pela editora Verus. Mas, se você já conhece bem a série e quer tentar ler algo em Inglês, o livro é bom para quem não tem muitos conhecimentos na língua e quer praticar a leitura!

Kate Rorick e Bernie Su também escreveram “The Epic Adventures of Lydya Bennet”, que conta a história da Lydia depois de todos os acontecimentos da época do vlog. Esse eu ainda não li, mas mal posso esperar para fazê-lo.

11844839

Beeijos, A Garota do Casaco Roxo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: