Anna e o Beijo Francês – Stephanie Perkins

Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?

*SUSPIRA*

 Fazia tempo! Tempo que eu queria ler este livro, desde que lançou nos ~EUA~para ser sincera. Quer dizer, tem beijo, tem Paris e a autora tem cabelo azul. Como não querer ler?

Criei altas expectativas e meses após ele ter sido lançado aqui no ~Brasil~eu criei vergonha na cara e comprei (tudo bem que isso significa ficar sem comer na escola por uma semana, mas MAGRA&CULTA!)

Deu para perceber que eu criei altas expectativas sobre ele, certo?

E que essas expectativas foram para lá de recompensadas!

Fazia tanto tempo  que eu não lia um livro que me deixava flutuando, leve e aquecida! A Stephanie escreve de um jeito que você sente realmente que esta em Paris (para você que não me conhece, Paris é minha cidade favorita do mundo, já li uns três ou quatro guias turísticos sobre lá e sou absolutamente louca para aprender Francês)

Esse livro foi quase uma experiência extra sensorial! Ela descreve pontos turísticos como o Panteão, a Catedral Notre Dame e a livraria Shakespeare and Company com uma riqueza de detalhes que você verdadeiramente sente que esta lá. E não são sós os monumentos que recebem destaque. Até mesmo  doces, os gostos e cheiros são descritos em detalhes por Stephanie Perkins e fica bem difícil não sentir que é só levantar a cabeça do livro para estar em Paris!

Tinha momentos em que eu  ficava arrepiada só por ler o livro. Acho que nunca, nunca me senti tão dentro de um cenário de livro como durante a leitura desse aqui! Viagem louca!

Os personagens são bem construídos, você realmente consegue entender e e se colocar no lugar da Anna! Outro personagem que eu amei foi James Ashley, pai de Anna que é uma cópia literária e completamente ficcional do Nicholas Sparks ! Uma das melhores sátiras que já li, o que so me fez amar ainda mais o livro.

E apesar de ser um YA, ‘’Anna e o Beijo Frances’’ é um livro maduro, diferente de alguns YA’s aonde a maioria das personagens é meio tosca, bobinha.

A única coisa que eu tenho que reclamar um pouquinho (e isso porque não é a primeira vez que vejo isso em um livro da Novo Conceito) é da diagramação. Muitas vezes me peguei lendo o mesmo trecho para tentar entender o que estava sendo dito, e não porque havia erros de ortografia, ou de colocação da frase. Foi a pontuação e a falta de travessões em certos diálogos que complicou, o negócio, vou transcrever um quotezinho aqui, só para vocês me entenderem.

St. Cair balbucia desnorteado em uma pronuncia britânica irreconhecível. – Meu pai ‘’ézumiziota’’ . Eu vou matá-lo. Vou matá-lo, eu estou com ‘’zanzaaaaaaa’’ raiva. – Então, sua cabeça rolou para o lado e bateu violentamente contra o peito. Alarmada, levei-o ate minha cama e o segurei de lado para dar algum suporte

 A pontuação e os travessões atrapalharam um pouquinho em certos momentos e em outras vezes, sentimos falta deles. Talvez porque eu não li o livro com calma – eu o devorei – e isso me irritou um tiquinho.

BTW esse livro têm tantos quotes lindos e que me arrepiaram… Mas eu MORRO de medo de dar spoilers e vocês ficarem bravos comigo! Hehehe

Isso é tudo que seu sobre a França: Madeleine, Amélie e Moulin Rouge. A Torre Eiffel e o Arco do Triunfo também, embora eu não saiba qual a verdadeira função de nenhum dos dois. Napoleão, Maria Antonieta e vários reis chamados Louis. Também não estou certa sobre o que eles fizeram, mas acho que tem alguma coisa a ver com a Revolução Francesa, que tem algo a ver com o dia da Bastilha. O museu de arte chama-se Louve, tem formato de uma pirâmide, e a Mona Lisa vive lá junto com a estatua de uma mulher sem braços. E tem cafés e bistrôs – ou qualquer nome que eles dão a estes- em cada esquina… Não é que eu seja ingrata, quero dizer, é Paris. A Cidade Luz! A cidade mais romântica do mundo!

Suuuper recomendado! O ano ainda não acabou mas ‘’Anna e o Beijo Francês’’ é um forte candidato à livro do ano! hehehe     

7 comentários sobre “Anna e o Beijo Francês – Stephanie Perkins

  1. Maísa Vequetini 27 de setembro de 2011 / 19:35

    Amandaaaaaa do céu! Essa resenha ficou OTIMA! Esse livro tambem… perfeito! E eu ri mto na parte “Magra e culta” AUHAUHAUHAUH
    Parabéns!!!

    Curtir

    • Amanda Ariela 27 de setembro de 2011 / 20:20

      uheuheuehueheuhueheuhe

      Que bom que tu gostou, Mísa! hehehehe

      Obrigada por comentar!

      Curtir

Deixe um comentário